Projeto “Horta do Bairro” avança na Covilhã

A Câmara Municipal da Covilhã é uma das entidades parceiras do projeto “Horta do Bairro”.

Esta é a mais recente iniciativa da associação de desenvolvimento local Beira Serra, que conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia do Teixoso.
“Horta do Bairro”, um projeto distinguido pela Fundação EDP, foi apresentado no Gabinete de Intervenção Local que a Beira Serra dinamiza no Bairro das Nogueiras, localizado no Teixoso, no passado dia 27 de março.
Neste bairro de habitação social onde residem 160 famílias vai agora nascer um inovador desafio que pretende integrar os residentes numa atividade comunitária. O terreno, propriedade da Câmara Municipal da Covilhã, irá ser dividido em 33 lotes com 60 metros quadrados cada um. A “Horta do Bairro” contará com um processo de rega que recorre à água da ribeira que circunda aquela zona. Paralelamente à implementação dos talhões da horta será construído um caminho lúdico.
O investimento inicial para a requalificação da zona será feito por estas três entidades, mas brevemente a gestão das hortas vai estar a cargo de um grupo inicial constituído por cinco habitantes do bairro, um técnico da Beira Serra, um técnico da associação de agricultores e um elemento da Junta de Freguesia do Teixoso. No final de 18 meses de funcionamento da “Horta do Bairro” as entidades promotoras esperam conseguir entregar a gestão do espaço a um grupo de dez moradores no Bairro das Nogueiras.
Esta iniciativa tem como objetivo primordial desenvolver um espaço sustentável através do trabalho em parceria dos moradores. Uma atividade fomentada num contexto socioeconómico desfavorecido que espera também conseguir a partilha de interesses e benefícios comuns, esperando uma melhoria da qualidade de vida dos moradores. A par destas metas, as entidades promotoras esperam ainda conseguir a promoção do diálogo intergeracional e intercultural, da autossuficiência alimentar das famílias e da educação ambiental.


Conteúdo Recomendado