Projeto “E-Patologia” valeu distinção ao CHCB

O projeto “E-Patologia” valeu ao Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), constituído pelos Hospitais Pêro da Covilhã e do Fundão, o terceiro prémio Healthcare Excellence, uma iniciativa da APAH – Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.

O galardão, promovido em parceria com a bio farmacêutica AbbVie, foi entregue no passado dia 1 e distingue os projetos mais inovadores na melhoria dos serviços prestados aos doentes e passíveis de serem replicados. O “E-Patologia” destina-se a colmatar a inexistência de um anatomopatologista no Laboratório de Anatomia Patológica do CHCB, o que inviabilizava a realização da técnica de macroscopia e obrigava ao envio de peças cirúrgicas e biopsias para outros laboratórios. «É um método que permite a aquisição, gestão, visualização e análise de todas as etapas de um exame, desde a entrada no serviço até à saída do diagnóstico, e cuja gestão é centrada numa única aplicação informática, o SISPAT, onde cada profissional tem apenas acesso aos dados que necessita», refere Rosa Ballesteros, uma das responsáveis pela implementação do projeto no CHCB.

A também diretora clínica da unidade adianta que a implementação do “E-Patologia” «melhorou o serviço prestado à população e permite priorizar os casos mais urgentes de acordo com a indicação do clínico que requisita a análise e diminuir o tempo médio anual de espera do diagnóstico de 16 para 7 dias, sendo que alguns diagnósticos, pela simplicidade de análise, são agora expedidos em menos de 24 horas». Segundo a responsável, verifica-se ainda uma diminuição «de cerca de 52 por cento do custo médio unitário das análises», uma vez que com o processamento convencional de amostras custava cerca de 57 euros e com o “E-Patologia” passou a ser de 27,54 euros. O projeto venceu o Prémio de Boas Práticas em Saúde 2014 e obteve uma menção honrosa na categoria “Excelência no Setor da Saúde”, no âmbito do Prémio Kaizen Lean 2014

Foi ainda considerado uma boa prática pelo Colégio da Especialidade de Anatomia Patológica da Ordem dos Médicos e neste momento está em estudo a possibilidade de o alargar às Unidades Locais de Saúde da Guarda e Castelo Branco.


Conteúdo Recomendado