Projeto do Politécnico da Guarda de monitorização de animais em prémio europeu

Um projeto do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) para monitorização de animais em quintas de grandes dimensões foi selecionado para o prémio europeu Farming by Satellite, anunciou hoje a instituição.

O IPG refere, em nota hoje enviada à agência Lusa, que o projeto da equipa Magic Key, que se dedica à produção de soluções tecnológicas, é um dos seis finalistas e candidato ao prémio promovido pela Agência do GNSS Europeu (GSA), responsável pelas atividades de navegação por satélite na Europa.

A ideia que a equipa da Guarda apresentou ao prémio Farming by Satellite resultou do trabalho de investigação efetuado “para encontrar uma solução de monitorização de animais em quintas de grandes dimensões”, segundo Luís Figueiredo, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG.

O responsável pela equipa Magic Key, citado na nota hoje divulgada, refere que o projeto “permitirá obter dados da localização de cada animal e dados biométricos”.

“Esses dados serão transmitidos para uma unidade de processamento central que os analisará em tempo real e gerará alertas sempre que seja detetada uma variação dos parâmetros característicos de cada animal, o que permitirá uma intervenção rápida junto desse animal”, segundo o investigador.

No sistema tecnológico desenvolvido pelos investigadores do IPG “será usada uma infraestrutura de comunicações própria, que não terá custos de comunicações”, refere.

O projeto também contempla a aplicação de módulos nos animais, que, segundo os investigadores, “serão alimentados por pequenos painéis solares que lhes darão uma completa autonomia energética ao longo do tempo”.

Ao prémio Farming by Satellite 2014, aberto à participação de estudantes e de jovens, concorreram 96 candidaturas e foram validadas 43.

Posteriormente, um júri selecionou seis equipas da Europa e três de África, que vão fazer a sua apresentação final, em Praga (República Checa), no dia 11 de junho.

A lista final das candidaturas inclui equipas de Portugal (duas), Roménia, Reino Unido, Alemanha, República Checa, África do Sul, Ruanda e Quénia.

Os vencedores do prémio internacional serão anunciados a 12 de junho, durante a realização da conferência “European Space Solutions”, no Centro de Conferências de Praga.

A competição visa promover o uso do Global Navigation Satellite System (GNSS) na agricultura e seus benefícios para os agricultores, os consumidores e para a segurança alimentar, de acordo com a entidade promotora.


Conteúdo Recomendado