Projecto GREEN CORK por terras Serranas…

Comunicado de imprensa No âmbito do GREEN CORK, elementos da Direcção do Núcleo Regional da Quercus da Guarda deslocaram-se a Seia no passado mês de Fevereiro para recolher 51 garrafões cheios de rolhas, equivalente a 51 quilos. Rolhas essas provenientes do Hotel Eurosol Seia-Camelo. Mais um dos Hotéis Eurosol do Grupo Lena que se associa […]

Comunicado de imprensa

No âmbito do GREEN CORK, elementos da Direcção do Núcleo Regional da Quercus da Guarda deslocaram-se a Seia no passado mês de Fevereiro para recolher 51 garrafões cheios de rolhas, equivalente a 51 quilos. Rolhas essas provenientes do Hotel Eurosol Seia-Camelo.

Mais um dos Hotéis Eurosol do Grupo Lena que se associa a este programa, assim como o Hotel Eurosol Gouveia, do mesmo grupo empresarial, que também tem rolhas para entregar. O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological, entre outras entidades.

Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro, Quercus suber.

O projecto foi construído tendo por base a utilização de circuitos de distribuição já existentes, o que permite obtermos um sistema de recolha sem custos adicionais, que possibilita que todas as verbas sejam destinadas à plantação de árvores. Tudo isto sem aumentar as emissões de CO2!

As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial. Para mais informações relativas a este programa visite o site http://greencork.wordpress.com/

Por fim agradecemos a colaboração prestada pelo Hotel e pela forma como nos recebeu, ficando esta foto para a posteridade. 

Guarda, 27-Fevereiro 2010

Ricardo Nabais (Presidente. do Núcleo)


Conteúdo Recomendado