Projéc~ estreia “O guardador de rebanhos [um secreto teatro]”

“O Guardador de rebanhos [um secreto teatro]” é a 20ª produção do Projéc~ e estreia no Teatro Municipal da Guarda (TMG) na próxima quinta-feira, dia 10 de outubro. Trata-se de uma encenação de Fernando Marques a partir do texto de Alberto Caeiro com a interpretação do ator André Gago. A peça ficará em cena até […]

“O Guardador de rebanhos [um secreto teatro]” é a 20ª produção do Projéc~ e estreia no Teatro Municipal da Guarda (TMG) na próxima quinta-feira, dia 10 de outubro.
Trata-se de uma encenação de Fernando Marques a partir do texto de Alberto Caeiro com a interpretação do ator André Gago. A peça ficará em cena até dia 12 (sábado) com sessões no pequeno auditório às 21h30. Está também prevista uma sessão aberta às escolas marcada para sexta, dia 11, às 11h30. Sobre o espetáculo, o encenador refere que «O que surpreende (…) é o fascínio que sobre o leitor atual exerce este longo monólogo de um “homem” que procura “não pensar-se como homem, mas sentir-se como ser”. Numa definição que parte dos elementos da natureza para nos revelar que o mundo que julgamos construir pelas palavras nos afasta irremediavelmente da essência das coisas aconselha-nos “a despir a natureza do disfarce antropomórfico com que a vestimos” e a abandonarmos toda a retórica, todas as metáforas, toda a pressuposta subtileza que mais não é que uma elaboração do espírito para a si mesmo se justificar. Mas, ao desfazer-se das palavras o poeta condena-se ao silêncio definitivo, e talvez seja por isso que Alberto Caeiro decidiu morrer cedo. (…)» Como encenador, Fernando Carmino Marques dirigiu grupos de teatro universitário em Paris e Versailles. Foi diretor do Grupo de Teatro do Odeon, companhia profissional constituída por atores luso-descendentes. Encenou obras de Gil Vicente, F. Garcia Lorca, Molière, Goldoni, Shakespeare, Fiama Hasse Pais Brandão, Yvete K. Centeno, Luís de Sttau Monteiro, F. Ramuz, Harold Pinter e José Régio. É doutorado Doutorado em Letras pela Universidade de Paris – Sorbonne e professor no Instituto Politécnico da Guarda. Este monólogo é interpretado por André Gago, ator, encenador, professor e autor. Em 2004 criou o Teatro Instável, onde encenou e atuou em “A Gargalhada de Yorick”, “Hamlet, Heterónimos, Pessoas…”, “Noite Antiquíssima”, “Acerca de Música” e “Hamlet”. A Commedia dell’Arte e a sua paixão pela máscara levaram-no a estagiar com Ferrucio Soleri, no Piccolo Teatro di Milano. Adaptou Jorge de Sena e Aquilino Ribeiro para o palco, e traduziu e encenou “A Orquestra”, de Jean Anouihl, e “Hamlet”, de William Shakespeare. Com o conto “O Circo da Lua” ganhou o prémio Revelação da Associação Portuguesa de Escritores, a partir do qual criou o espetáculo de Novo Circo “Lua!”. Em 2010, publica o seu primeiro romance, “Rio Homem”. Este é o seu segundo trabalho com Fernando Marques e com o Projéc~, a estrutura de produção teatral do TMG. Em 2010, protagonizou “The Dumb Waiter”, de Harold Pinter.

Conteúdo Recomendado