Programa "Somos Portugal" da TVI transmitido em direto a partir de Celorico da Beira

A transmissão surge no âmbito da realização da Feira do Queijo, que irá decorrer de 2 a 4 de fevereiro. No domingo, dia 4, o programa será transmitido em direto a partir do Mercado Municipal de Celorico da Beira, das 12h30 às 20 horas.

O certame irá incluir diversas atividades que pretendem promover o que de melhor o concelho tem para oferecer, com especial enfoque para a promoção do Queijo Serra da Estrela, da pastorícia, dos saberes e sabores de Celorico da Beira, passando pelo riquíssimo e vasto património cultural e histórico que fazem com que o concelho seja cada vez mais procurado por turistas.

O Fabrico do Queijo Serra da Estrela

Fabricado com leite cru de ovelha, da raça Bordaleira Serra da Estrela e/ou Churra Mondegueira, produzido numa área geográfica delimitada. As ovelhas são criadas nas serranias com alimentação de plantas espontâneas. A ordenha é manual ou mecânica. O leite é submetido a aquecimento indirecto até à temperatura de 30 ºC, sendo depois adicionado um preparado feito pelo esmagamento do cardo Cynara cardunculus L., numa proporção de 0,03 %. A coagulação leva no máximo 60 minutos. A coalhada sofre esgotamento lento sendo colocada no cincho, pressionada com as mãos para esgotar o soro e mantida sob pressão até ao esgotamento total. O queijo é depois submetido a maturação ou cura num local com as condições adequadas (temperaturas (do local) entre 6 e 12 ºC e humidade relativa (do local) entre 80 e 95 %). Os queijos são lavados e virados com a frequência necessária para manter a crosta lisa e limpa. A cura até sair para o mercado é no mínimo de 45 dias.

 

 


Conteúdo Recomendado