Programa escolhas aprova projeto da Beira Serra de combate à exclusão social

O Projeto Talentos – E6G da Beira Serra, associação promotora do desenvolvimento rural integrado, foi aprovado pelo Programa Escolhas 6ª Geração.

Através de uma aposta na cidadania participativa, o projeto que se prolonga até 2018, prevê a inclusão escolar e social de crianças e jovens que vivem em bairros mais desfavorecidos da cidade.

De acordo com um comunicado da Beira Serra, o projeto, que trará um valor monetário de 207 mil euros para a cidade, irá atuar junto de 250 crianças e jovens, dos seis aos 30 anos, provenientes de territórios social e economicamente mais vulneráveis, como os bairros de habitação municipal das freguesias de Boidobra e Teixoso.

Neste sentido, através do envolvimento em diversas atividades de capacitação pretende-se que estes jovens possam construir um plano de vida que gere uma mudança na sua própria vida e da restante comunidade, combatendo a exclusão social. Fazendo uso da cidadania participativa, os jovens terão a possibilidade de assumir responsabilidades, dividir tarefas, enfrentar desafios e trabalharem em equipa para atingirem um objetivo comum.

Para além da Beira Serra estão envolvidas outras instituições covilhanenses, como a própria autarquia, as freguesias da Boidobra, Teixoso e Sarzedo, Cantar Galo e Vila do Carvalho, os Agrupamentos de Escolas “A Lã e a Neve” e Teixoso, Escolas Secundárias Campos Melo e Quinta das Palmeiras, CPCJ da Covilhã, Centro de Emprego da Covilhã, Casa do Menino Jesus e Grupo Natura – IMB.


Conteúdo Recomendado