Procura de imóveis continuou a aumentar em março

http://cdn.negocios.xl.pt/2013-12/img_708x350$2013_12_01_20_54_26_210430.jpg

Expectativas sobre os preços são as menos negativas em três anos.

A procura no mercado de compra e venda de casas continua a crescer, dinamizada quer pelas famílias portuguesas quer pelos investidores estrangeiros, conclui o mais recente inquérito promovido pela Confidencial Imobiliário (CI). De acordo com Ricardo Guimarães, diretor da CI, “o mercado espera que os bancos comecem a atenuar as restrições das condições de crédito, verificando-se ao mesmo tempo, uma forte procura por parte das famílias e também dos investidores estrangeiros, sendo os últimos motivados pelo novo regime fiscal para não residentes e pela política de ‘Golden Visa'”.

O inquérito de março refere que as novas instruções de compra continuaram a aumentar, reforçando os resultados positivos que se registam desde agosto. Ainda assim, em termos de transações efetivas, as vendas acordadas mostraram-se praticamente inalteradas face ao mês anterior. Os preços continuam sob pressão, caindo a um ritmo semelhante ao dos meses anteriores, mas as expectativas em relação à sua evolução nos próximos três meses são menos negativas do que as registadas em qualquer outro momento dos últimos três anos. A confiança também continua a melhorar, com o índice nacional de confiança a subir para +12, depois do resultado de +9 alcançado em fevereiro.

No mercado de arrendamento, a procura por parte dos arrendatários manteve-se estável, prevendo-se que o volume de atividade neste mercado aumente ligeiramente. As rendas continuaram a descer, tal como tem acontecido nos últimos três anos, e o inquérito indica que deverão continuar neste percurso de queda a curto-prazo.


Conteúdo Recomendado