Primeiro Estrela Grande Trail já tem data marcada

A Serra da Estrela irá acolher a primeira edição do evento, nos das 22, 23 e 24 de maio de 2015 e promete transformar-se numa prova de renome internacional.

É a primeira edição, tem o cunho do ultramaratonista Armando Teixeira e vai acontecer no ponto mais alto de Portugal continental: o Estrela Grande Trail está marcado para os dias 22 a 24 de maio de 2015 e promete transformar-se numa prova de renome internacional.
“A Serra da Estrela merece uma prova de nível internacional e queremos patrocinar algo diferente, com identidade: uma prova e um evento ambiental que sejam uma festa da montanha”.

A data não será das mais fáceis, admite o corredor, que começou a “festejar a montanha” com os trail camps que organiza há ano e meio e que têm a 21 e 22 de fevereiro a próxima edição. Precisamente no Vale do Rossim, onde decorrerá parte do Estrela Grande Trail. Os trail camps são, como o nome indica, campos de treino para trail. Além de corridas efetivas, incluem palestras sobre métodos de treino, segurança em montanha, prevenção de lesões, nutrição, recuperação, tratamento. E foram, até agora, um treino para o trio que sonhou organizar uma prova de grande envergadura na Estrela e que junta a empresa de Armando Teixeira (Outdoor Events) a Miguel Catarino e à Trilhos e Lagoas de Júlio Barbas.

Percorreram a montanha, estudaram trilhos, definiram percursos, testaram quilometragem e planos de segurança e evacuação. Juntaram tudo e, em Maio, terão para oferecer aos atletas duas distâncias: 25km com um desnível acumulado de 3000 metros e, para os mais ousados, 85km com 11 mil metros de desnível. Uma das subidas mais duras da prova consiste no percurso do KM Vertical organizado pelo trio em outubro passado e que foi o primeiro a responder em Portugal às definições internacionais deste modelo: uma ascensão de mil metros em altitude numa distância até 5 km. Juntou 80 atletas que com eles trouxeram 300 pessoas até à pequena aldeia de Alvoco da Serra, proporcionando a quem lá vive um dia diferente. “O mais importante é dinamizar a Serra da Estrela, levar as pessoas a regressar aos fins de semana, para percorrerem os trilhos, a caminhar ou a correr”, o que até está facilitado pelo facto de o Grande Trail ir aproveitar os trilhos já definidos pela Estrela Green Tracks, junto da autarquia de Manteigas, que apoia o evento.

A data, admite Armando Teixeira, poderá ser complicada. O Estrela Grande Trail acontece uma semana depois do Ultra Ttrail da Serra de S. Mamede, uma semana antes do Azores Trail Run e duas semanas antes do Oh Meu Deus, prova de 100 milhas que também acontece na Estrela. A garantia, porém, é de que os percursos serão diversos e de que estarão presentes atletas internacionais. E, no final, era a data que encaixava no calendário competitivo internacional do ultramaratonista.

As inscrições abrem a 1 de janeiro, poderão incluir pacotes com alojamentos e contam com 750 vagas para as duas provas.


Conteúdo Recomendado