Previsões de “bom” queijo Serra da Estrela na campanha deste ano

A campanha de queijo Serra da Estrela deste ano deverá ficará marcada pela produção de “bom queijo”, anunciou hoje a Cooperativa de Produtores – Estrelacoop, com sede em Celorico da Beira. «Este ano, há muita humidade, mas também há mais comida para as ovelhas. No ano passado, por esta altura, não tinham o que comer, […]

A campanha de queijo Serra da Estrela deste ano deverá ficará marcada pela produção de “bom queijo”, anunciou hoje a Cooperativa de Produtores – Estrelacoop, com sede em Celorico da Beira.
«Este ano, há muita humidade, mas também há mais comida para as ovelhas. No ano passado, por esta altura, não tinham o que comer, hoje há bastante comida nos pastos, o que enriquece a qualidade do leite, quer em proteína, quer em gordura», disse à agência Lusa Célia Henriques, técnica da Estrelacoop, entidade que representa os produtores certificados da região demarcada. A responsável explicou que aquela entidade possui «um painel de provadores, onde o queijo Serra da Estrela é avaliado organolépticamente e, de facto, os resultados são fabulosos». «Temos um bom queijo Serra da Estrela, como sempre». Em relação à produção para este ano, adiantou que a Cooperativa de Produtores de Queijo Serra da Estrela tem «uma previsão de 150 mil unidades de queijo Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida)». O queijo Serra da Estrela apresenta-se, entre outras características, com uma pasta semi-mole, tem forma cilíndrica, e o seu peso varia de 500 a 1.700 gramas, explicou. É sempre vendido com um rótulo, onde consta a designação ‘Queijo Serra da Estrela’, o logótipo DOP e a respetiva marca de certificação (holograma numerário produzido na Casa da Moeda). Segundo Célia Henriques, este produto com grande importância económica para a região da Serra da Estrela, para além de comercializado no mercado nacional, é exportado para o Brasil, Luxemburgo, França, Espanha, Suíça e, brevemente, para Angola. «A Estrelacoop tem um projeto no âmbito do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) de promoção e valorização dos produtos Serra da Estrela DOP», nomeadamente queijo, requeijão e borrego, refere a técnica. O queijo vai ser promovido este fim de semana em certames a realizar nos concelhos de Fornos de Algodres e Celorico da Beira, no distrito da Guarda. As feiras do queijo «ajudam a divulgar os produtos da região», considera Célia Henriques, observando que os produtores «vendem bastante queijo» e os certames constituem uma ajuda para combater a crise económica que também atinge o setor. A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela integra os concelhos de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Seia, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Mangualde, Covilhã, Carregal do Sal, Nelas, Trancoso, Aguiar da Beira, Arganil, Tábua, Tondela e Viseu.

Conteúdo Recomendado