Previsão de queda de neve para esta tarde colocam distritos da Guarda e Castelo Branco sob Aviso Amarelo

Quinze distritos estão hoje sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de queda de neve e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra estão sob ‘Aviso Amarelo’ devido ao vento moderado a forte de norte com rajadas até 80 quilómetros por hora (entre as 12 e as 18 horas de hoje) e por causa da queda de neve acima dos 400/600 metros (entre as 12 horas de hoje e a meia-noite de quinta-feira).

Sob ‘Aviso Amarelo’ estão também os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à queda de neve acima dos 400/600 metros entre as 15 horas de hoje e a meia-noite de quinta-feira.

Os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob ‘Aviso Amarelo’ por causa do vento moderado a forte de norte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora entre as 15 e as 21 horas de hoje.

O ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave numa escala de quatro, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje, nas regiões do norte e centro, céu em geral muito nublado, com abertas no interior até meio da manhã, períodos de chuva no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões a partir do meio da manhã, passando a aguaceiros durante a tarde e possibilidade de ocorrência de trovoada.

A previsão aponta também para queda de neve acima de 1600 metros, descendo gradualmente a cota para os 400/600 metros a partir do meio da tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado de sudoeste, tornando-se moderado a forte de norte/noroeste, com rajadas até 80 quilómetros por hora no litoral e terras altas, a partir do final da manhã, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida de temperatura, em especial da mínima.

No sul, prevê-se céu em geral muito nublado, com abertas até final da manhã, períodos de chuva, em geral fraca, no litoral oeste e no Alto Alentejo a partir do final da manhã, passando a regime de aguaceiros fracos a partir do final da tarde, que poderão ser na forma de neve acima dos 600/800 metros no final do dia.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de sudoeste, tornando-se moderado a forte de norte/noroeste, com rajadas até 80 quilómetros por hora no litoral oeste e terras altas, a partir do meio da tarde, e neblina ou nevoeiro matinal.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 10 e 18 graus Celsius, no Porto entre 12 e 15, em Vila Real entre 05 e 15, em Bragança entre 04 e 16, em Viseu entre 07 e 14, na Guarda entre 05 e 13, em Coimbra entre 09 e 17, em Castelo Branco entre 07 e 19, em Santarém entre 07 e 21, em Évora entre 06 e 19, em Beja entre 08 e 20, em Faro entre 10 e 18, no Funchal entre 14 e 19, em Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo entre 09 e 15 e em Santa Cruz das Flores 09 e 16.


Conteúdo Recomendado