Presidente de Junta é candidato independente à Câmara de Aguiar da Beira

O atual presidente da Junta de Freguesia de Aguiar da Beira, eleito pelo PSD, Joaquim Bonifácio, é candidato independente à presidência da Câmara Municipal, disse hoje o próprio à agência Lusa. Joaquim Bonifácio, 62 anos, professor do primeiro ciclo do ensino básico, que durante cinco mandatos foi chefe de gabinete de presidentes da Câmara de […]

O atual presidente da Junta de Freguesia de Aguiar da Beira, eleito pelo PSD, Joaquim Bonifácio, é candidato independente à presidência da Câmara Municipal, disse hoje o próprio à agência Lusa.
Joaquim Bonifácio, 62 anos, professor do primeiro ciclo do ensino básico, que durante cinco mandatos foi chefe de gabinete de presidentes da Câmara de Aguiar da Beira eleitos pelo PSD, candidata-se pelo movimento independente “Unidos pela nossa terra”. O candidato à autarquia, atualmente liderada por Fernando Andrade (PSD), que não se recandidata devido à lei de limitação de mandatos, decidiu concorrer como independente pela «vontade de congregar um vasto conjunto de pessoas de várias ideologias, muitas sem passado político, inconformadas com uma política que não foi capaz de encontrar estratégias adequadas para combater alguns dos problemas mais prementes da atualidade». «Move-me a determinação de contribuir para ajudar a fixar os jovens no concelho, tornando-o num concelho mais jovem, mais produtivo, mais solidário, mais rico e mais sustentável. Um concelho com pessoas e com futuro», justificou. A candidatura de Joaquim Bonifácio tem como objetivo «servir as pessoas e o concelho, defendendo como valores de gestão autárquica a proximidade, a participação e a transparência». A ser eleito presidente da autarquia de Aguiar da Beira, promete «apostar na juventude, criando condições para a sua fixação no concelho» e «travar a desertificação através da preservação e criação de emprego». O candidato independente propõe-se «diversificar as áreas de investimento e apostar naquelas que têm raízes mais profundas» no município, nomeadamente a agropecuária, a fileira florestal e os setores dos laticínios, da restauração e do turismo. Na vertente das políticas sociais, Joaquim Bonifácio defende «um maior acompanhamento e assistência aos idosos» e a promoção de «cuidados médicos de proximidade com a população, sobretudo a mais idosa». No setor da educação, tenciona complementar e reforçar os apoios da Ação Social Escolar e, na área da cultura, apoiar as associações culturais e impulsionar a criação artística. Às eleições autárquicas do dia 29 de setembro, em Aguiar da Beira, também concorre o atual vereador Fernando Pires, numa lista de coligação PSD/CDS-PP. Nas eleições autárquicas de 2009, o PSD obteve 51,72% dos votos e elegeu três mandatos e o PS arrecadou 37,87%, obtendo dois mandatos.

Conteúdo Recomendado