Presidente da Câmara da Guarda pede maior consenso para o Interior

No seu discurso, o autarca também apelou para que “se crie esse consenso, com medidas estruturais, não apenas medidas conjunturais que andem ao sabor dos ciclos políticos”.

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, defendeu hoje que, no âmbito do próximo Orçamento do Estado, haja, por parte dos partidos, “um maior consenso em relação a medidas para o Interior” do país.

O autarca da Guarda, que é também presidente dos Autarcas Social-Democratas, fez hoje o desafio naquela cidade, durante uma visita do primeiro-ministro, António Costa, à obra de construção da ligação entre as Linhas da Beira Baixa e da Beira Alta.

“Depois de todos andarmos a discutir em Portugal quer infraestruturas, quer outro tipo de medidas, acho que é chegado o momento em Portugal de, e peço-lhe muito isso, que faça todos os esforços para que, com a generalidade dos partidos políticos com assento parlamentar, que seja possível, antes de o Orçamento [do Estado] entrar, ou depois de entrar na Assembleia da República, que seja possível um maior consenso em relação a medidas para o Interior”, apelou Álvaro Amaro, dirigindo-se ao primeiro-ministro.

No seu discurso, o autarca também apelou para que “se crie esse consenso, com medidas estruturais, não apenas medidas conjunturais que andem ao sabor dos ciclos políticos”.

“Era muito importante que na próxima legislatura, venha quem vier, esteja quem estiver, não tenha as tentações de mudar”, alertou.

Para o autarca social-democrata, o desafio lançado pode chamar-se “pacto pelo Interior”, ou “o que se quiser”, mas o importante é “haver um conjunto de medidas estruturais para o futuro”, de modo a que os do Interior, “se melhor equipados com infraestruturas, possam também ser melhor equipados com outro conjunto de instrumentos”.

“É muito importante que quem está no poder e quem está na oposição perceba que, muitas vezes, há valores que são superiores perante o país”, disse Álvaro Amaro.

O presidente da autarquia rematou a sua intervenção, afirmando: “E é este apelo que lhe faço. Que com a generalidade dos partidos seja possível olhar para os vários cardápios que estão aí – e o senhor primeiro-ministro conhece muitos, seguramente, ou todos – e que seja possível, nalguns deles, com a generalidade dos partidos, que seja possível fazermos todos um bom aperto de mão, e que o país pudesse ganhar com essas medidas estruturais de futuro”.

O autarca considerou ainda a obra ferroviária hoje visitada por António Costa como um “futuro motor” de desenvolvimento para a região da Guarda.
A Infraestruturas de Portugal (IP) iniciou obra a 05 de março e deve ficar concluída no terceiro trimestre de 2019.

A obra de construção da nova ligação ferroviária, que integra a empreitada de modernização do troço entre a Covilhã e Guarda, da Linha da Beira Baixa, prevê a construção de uma via única eletrificada, com 1.500 metros de extensão, e a execução de uma nova ponte ferroviária sobre o rio Diz.

Num investimento total de 52 milhões de euros, a empreitada de modernização da linha da Beira Baixa compreende ainda a renovação integral de 36 quilómetros de via e a eletrificação total do troço, entre outras intervenções.


Conteúdo Recomendado