Prémio de Pintura Abel Manta com candidaturas abertas até ao dia 30 de abril

O Município de Gouveia promove a 10.ª edição do Prémio Abel Manta de Pintura, com o intuito de homenagear o pintor modernista, natural de Gouveia.

Instituído pelo Município de Gouveia há 16 anos, o Prémio Abel Manta de Pintura é um concurso de caráter bienal, através do qual é atribuído um prémio no montante de 5 mil euros.

As candidaturas encontram-se abertas até ao dia 30 de abril, sendo que, os trabalhos concorrentes para o prémio deverão ser entregues até ao mesmo dia, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, em Gouveia.

O concurso destina-se a todos os artistas com mais de 18 anos, de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal.

O Júri de Seleção é composto por três personalidades: a neta de Abel Manta, arquiteta e pintora Isabel Manta, que preside e indica o segundo elemento; o representante do Município de Gouveia.

Este Júri seleciona, dos trabalhos a concurso, aqueles que irão constituir a exposição do Prémio, sendo um deles a pintura distinguida com o Prémio Abel Manta de Pintura, no valor de 5 mil euros atribuídos ao seu autor.

A pintura será pertença do Município de Gouveia e incorporada no acervo do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta.

Poderão também ser atribuídos Diplomas de Menção Honrosa e todos os participantes serão contemplados com diplomas de participação.

A obra premiada será anunciada no dia 31 de maio, e a entrega do prémio ao vencedor será realizada em sessão pública, a 11 de agosto. Na mesma data será inaugurada a exposição das obras selecionadas, que poderá ser visitada até 5 de outubro de 2023.

O regulamento do prémio pode ser consultado AQUI. Para mais esclarecimentos é favor contatar os serviços municipais do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, pelo telefone 238 493 648, ou pelo endereço eletrónico museu@cm-gouveia.pt

Nas nove edições cumpridas do Prémio Abel Manta de Pintura, foram recebidas 860 obras de 558 concorrentes, selecionadas 84 pinturas de 67 artistas e premiadas 19 pinturas de 14 artistas.

O Município de Gouveia continua a promover, valorizar e divulgar a criação artística nacional e os artistas nacionais, no âmbito das Artes Plásticas, mais precisamente da Pintura, de que Abel Manta foi digno representante.

O Pintor Abel Manta

Abel Manta nasceu em Gouveia a 12 de outubro de 1888. Frequentou a Escola de Belas Artes de Lisboa onde cursou pintura. Em 1919 muda-se para Paris, onde continua a sua formação artística e expõe. Regressa a Lisboa em 1925. Em 1926 leciona numa escola técnica na cidade do Funchal. De novo em Lisboa no ano seguinte, casa com Clementina Carneiro de Moura.

Em 1928 nasce o seu único filho João Abel Manta. Vencedor de vários prémios individuais, foi responsável por recriar a imagem de Portugal em diversos certames pela Europa, nomeadamente na decoração do pavilhão de Portugal na Exposição de Sevilha em 1929 e nas Exposições de Paris em 1931 e 1937. Faleceu em Lisboa a 9 de agosto de 1982.

Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta

O Museu Municipal Abel Manta encontra-se significativamente instalado num edifício setecentista, o antigo Solar dos Condes de Vinhó e Almedina, patrocinadores dos estudos artísticos de Abel Manta. Composto por sete salas de exposição permanente e uma de exposições temporárias, biblioteca de artes, serviços educativos, recepção e loja do Museu, este espaço alberga o núcleo da obra de Abel Manta só por si merecedora de uma visita demorada, à qual se juntam trabalhos de ilustres mestres como Vieira da Silva, Joaquim Rodrigo, Júlio Resende, Júlio Pomar, Menêz e Paula Rego.


Conteúdo Recomendado