Prémio Abel Manta de Pintura com inscrições abertas

As inscrições para o Prémio Abel Manta de Pintura 2019 terminam no próximo dia 28 de abril.

O Município de Gouveia lança a 8.ª edição do concurso artístico “Prémio Abel Manta de Pintura 2019”, que valoriza as artes plásticas e os artistas nacionais, proporcionando um prémio de 5.000,00 euros.

Segundo uma nota informativa, o Prémio Abel Manta de Pintura foi instituído pelo Município de Gouveia em 2007, por ocasião do 25.º aniversário da morte do Pintor Abel Manta e visa promover artistas plásticos nacionais, proporcionando a apresentação pública dos seus trabalhos e valorizando as Artes Plásticas como elemento chave da Programação Cultural do Município.

O concurso, de periodicidade bienal, destina-se a todos os artistas com mais de 18 anos, de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal e as inscrições devem ser efetuadas até ao dia 28 de abril, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, em Gouveia. 

A obra premiada será anunciada no dia 18 de maio, no âmbito do Dia Internacional dos Museus.  A entrega de prémios e a inauguração da exposição com as obras premiadas e selecionadas decorrerá durante as Festas do Senhor do Calvário, no dia 9 de agosto.

O regulamento poderá ser consultado, AQUI ou através dos serviços municipais do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta.

 

Abel Manta nasceu em Gouveia a 12 de outubro de 1888 e faleceu em Lisboa a 9 de agosto de 1982.

O Museu Municipal Abel Manta encontra-se “significativamente instalado num edifício setecentista, o antigo Solar dos Condes de Vinhó e Almedina, patrocinadores dos estudos artísticos de Abel Manta”, indica o Município de Gouveia. O espaço é composto por sete salas de exposição permanente e uma de exposições temporárias, biblioteca de artes, serviços educativos, receção e loja do Museu.

O Museu “alberga o núcleo da obra de Abel Manta só por si merecedora de uma visita demorada, à qual se juntam trabalhos de ilustres mestres como Vieira da Silva, Joaquim Rodrigo, Júlio Resende, Júlio Pomar, Menêz e Paula Rego”, refere a mesma fonte.


Conteúdo Recomendado