Preços dos combustíveis descem na próxima semana

O comportamento dos mercados antecipa uma descida do preço dos combustíveis a partir de segunda-feira. Saiba quanto vão cair gasóleo e gasolina.

O custo de ambos os combustíveis nos postos de abastecimento vai ser revisto em baixa a partir de segunda-feira. As descidas vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos das denominadas marcas brancas, que normalmente têm preços mais baixos.

Segundo fontes do setor, “a tendência é de descida em todos os produtos, com uma ligeira acentuação nas gasolinas”.

Outra fonte contactada pelo Económico afirma que “a evolução das cotações em euros aponta para uma descida dos preços do gasóleo na ordem de um cêntimo por litro. Já a gasolina poderá desvalorizar até três cêntimos por litro na próxima semana”.

Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior, altura em que ambos os preços desceram, acompanhando assim a desvalorização do petróleo nos mercados internacionais, segundo dados da Bloomberg.

O preço médio de referência do litro de gasolina em Portugal está atualmente nos 1,426 euros. Já o gasóleo vale 1,183 euros por litro, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Os últimos dados de Bruxelas mostram que, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o 7º mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 11ª posição entre os 28 países do espaço comunitário.


Conteúdo Recomendado