Preços dos combustíveis descem na próxima semana

Gasóleo e gasolina ficam mais baratos. Descida será maior nas gasolinas, tanto nas cadeias de marca branca, como nas gasolineiras.

O custo de ambos os combustíveis nos postos de abastecimento vai ser revisto em baixa a partir de segunda-feira. As descidas vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos das denominadas marcas brancas, que normalmente têm preços mais baixos. Segundo fonte de uma cadeia de hipermercado, “a tendência é de descida em todos os produtos, com uma ligeira acentuação nas gasolinas”.
“A evolução das cotações em euros aponta para uma descida dos preços da gasolina em dois cêntimos por litro, enquanto o gasóleo deverá registar uma descida de um cêntimo por litro” na próxima semana, sublinha. Outra fonte contactada pelo Económico, mas desta vez de uma das principais petrolíferas a operar em Portugal, afirma que “o gasóleo poderá descer entre 1 e 2 cêntimos, enquanto a gasolina deverá recuar entre 2 e 3 cêntimos por litro”.
Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior, altura em que ambos os preços desceram, acompanhando assim a desvalorização do petróleo nos mercados internacionais, segundo dados da Bloomberg.
O preço médio de referência do litro de gasolina em Portugal está atualmente nos 1,403 euros. Já o gasóleo vale 1,173 euros por litro, segundo dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG). As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto. Os últimos dados de Bruxelas mostram que, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o 7º mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 10ª posição entre os 28 países do espaço comunitário.


Conteúdo Recomendado