Preço da gasolina com subida "acentuada" a partir de segunda-feira

Comportamento misto nos preços dos combustíveis na próxima semana, com o gasolina a subir e o gasóleo a descer.

Os preços dos combustíveis deverão apresentar um comportamento misto na próxima semana, com o litro de gasolina a subir até três cêntimos por litro e o gasóleo a descer na mesma proporção. “A subida do preço da gasolina nas bombas vai ser acentuada – podendo registar uma valorização superior a 2,5 cêntimos por litro. Em sentido contrário, o gasóleo vai registar uma descida até três cêntimos por litro”, disse ao Económico fonte do setor. Estes movimentos vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos das denominadas marcas brancas, que normalmente têm preços mais baixos.

Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. E, segundo dados da Bloomberg, a gasolina subiu 4,3% e o ‘diesel’ desvalorizou 2,6% nos mercados internacionais, pelo que as petrolíferas vão refletir esta tendência nos preços já a partir de segunda-feira. No mesmo período, o barril de petróleo negociado em Londres – que serve de referência para as importações portuguesas – desvalorizou mais de 3%.

Segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) o preço médio da gasolina registado esta sexta-feira em Portugal Continental é de 1,555 euros por litro. Já o litro de gasóleo custa em média 1,270 euros. Em qualquer dos casos trata-se de preços de referência, ou seja, na prática os portugueses estão a pagar valores mais elevados para alimentar os seus automóveis. Nas auto-estradas, por exemplo, os preços são bem mais elevados.

Desde o início do ano, o preço do ‘diesel’ em Portugal já subiu cerca de 16,5 cêntimos, enquanto a gasolina encareceu perto de 27 cêntimos por litro. Contas feitas e a fatura para encher um depósito com 60 litros de gasolina já aumentou 16 euros face à última semana do ano passado. Fazendo o mesmo exercício para o gasóleo, a diferença é de mais 10 euros por depósito. Os últimos dados de Bruxelas mostram que, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o sétimo mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 10ª posição no ‘ranking’ dos 28 países do espaço comunitário.


Conteúdo Recomendado