“Praia + Acessível 2012” para Valhelhas é incentivo para Câmara da Guarda

Segundo a autarquia, «a distinção da praia fluvial de Valhelhas, na Guarda, com uma menção honrosa é um incentivo à melhoria das condições de acessibilidade ao local. A distinção da praia fluvial de Valhelhas, na Guarda, com uma menção honrosa de “Praia + Acessível 2012”, é um incentivo à melhoria das condições de acessibilidade ao […]

Segundo a autarquia, «a distinção da praia fluvial de Valhelhas, na Guarda, com uma menção honrosa é um incentivo à melhoria das condições de acessibilidade ao local.
A distinção da praia fluvial de Valhelhas, na Guarda, com uma menção honrosa de “Praia + Acessível 2012”, é um incentivo à melhoria das condições de acessibilidade ao local, disse hoje à agência Lusa fonte da autarquia.«Esta menção honrosa é uma provocação para a Câmara Municipal da Guarda melhorar as condições da praia e para continuar os investimentos nas acessibilidades e na mobilidade para todos», declarou a vereadora Elsa Fernandes, com o pelouro da ação social e do turismo. A autarquia da Guarda recebeu o prémio “Praia + Acessível”, que foi atribuído à praia fluvial de Valhelhas pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal, na sequência do programa “Praia Acessível, Praia para Todos”. O INR distinguiu este ano, pela primeira vez na história do prémio, a praia fluvial de Valhelhas com uma menção honrosa. A vereadora Elsa Fernandes admite que a distinção é «o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser feito, desde 2006, num esforço conjunto da Câmara Municipal da Guarda e da Junta de Freguesia de Valhelhas», na melhoria das condições daquele espaço de veraneio, num investimento que ronda os 150 mil euros. «Este esforço financeiro foi feito em infraestruturas e arranjos que permitissem percursos e acessos mais fáceis, nomeadamente através de pavimentos planos e de rampas de acesso. O grande investimento foi mesmo na criação da ponte pedonal e do açude», indicou. No futuro, a autarca admitiu a possibilidade de serem melhorados os acessos e alguns equipamentos de apoio à praia fluvial. «É intenção da autarquia continuar os investimentos nas acessibilidades e na mobilidade, nomeadamente para pessoas com deficiências visuais e auditivas, através da colocação de barreiras de proteção e de informação em língua gestual portuguesa», disse. O concelho da Guarda tem duas praias fluviais, uma em Valhelhas, no rio Zêzere, e outra em Aldeia Viçosa, no rio Mondego, que já estavam classificadas como “Praia Acessível”, segundo Elsa Fernandes. Referiu que «a acessibilidade às praias fluviais é uma preocupação permanente» da Câmara Municipal e, com o galardão atribuído à praia de Valhelhas, o esforço vai ser «acrescido», para tornar ambos os espaços mais acessíveis às pessoas com dificuldades motoras diversas ou portadoras de deficiência». Devido ao contexto geográfico, as praias do concelho «nem sempre garantem uma acessibilidade total», por isso, «em termos de sinalética e de informação turística, ainda há trabalho a fazer», observou. Desde 2007 que a praia fluvial de Valhelhas é premiada com o galardão “Praia Acessível para Todos”, destacando-se pelos acessos pedonais, estacionamento ordenado com lugares para viaturas de pessoas com deficiência, acessos à zona de banhos, ponte, sanitários, posto de socorros e pela existência de uma cadeira anfíbia.

Conteúdo Recomendado