Praça-Forte de Almeida em destaque no programa da RTP “Visita Guiada”

No passado dia 07 de outubro, o programa da RTP, Visita Guiada, emitiu um episódio dedicado à Praça-Forte de Almeida.

A vila abaluartada de Almeida, conhecida hoje como Estrela do Interior, foi a protagonista do mais espetacular acidente ocorrido em fortalezas de Portugal. Em 1810, durante a terceira invasão francesa, o castelo da povoação, a sua igreja matriz, parte das casas do povoado e das suas muralhas foram literalmente pulverizados. A fortaleza e grande parte da vila, como as vemos hoje, são fruto das construções e reconstruções do séc. XIX.

Esta e muitas outras histórias foram contadas pela investigadora Margarida Tavares da Conceição, no episódio que pode rever aqui.

Praça-Forte de Almeida

Praça-Forte de Almeida A vila abaluartada de Almeida, conhecida hoje como Estrela do Interior, foi a protagonista do mais espetacular acidente ocorrido em fortalezas de Portugal. Em 1810, durante a terceira invasão francesa, o castelo da povoação, a sua igreja matriz, parte das casas do povoado e das suas muralhas foram literalmente pulverizados. A fortaleza e grande parte da vila, como as vemos hoje, são fruto das construções e reconstruções do séc. XIX. Esta e muitas outras histórias vão ser-nos contadas pela investigadora Margarida Tavares da Conceição, numa das mais emblemáticas vilas portuguesas, cuja fortaleza e o território compõem um conjunto de beleza excecional.RTP 2, 2ª feira, 7 outubro, pelas 23h05; 3ª feira, 22 outubro, pelas 12h30 (repetição com língua gestual)

Publicado por Visita Guiada em Sexta-feira, 4 de outubro de 2019



Conteúdo Recomendado