Portugueses compram gás em Espanha e poupam 10 euros por botija

Depois da corrida à gasolina, agora é ao gás de botija. As populações raianas continuam a atravessar a fronteira para poupar alguns euros. A diferença de preço chega a ser de quase dez euros por unidade, no caso do gás propano.

Os preços do gás propano praticados em Espanha atraem diariamente centenas de portugueses residentes nas zonas fronteiriças da raia galega, para adquirirem aquele produto a preços que rodam os trinta e cinco por cento mais barato.

Fernanda Taveira vive em Vila Verde da Raia, concelho de Chaves, é uma entre os muitos flavienses que cruzam a fronteira para tirar partido da diferença de preços.

“É muito mais barato. Agora levo duas botijas, uma para o fogão e outra para o esquentador. E muitas vezes levo para os meus vizinhos, que não têm carro para vir buscar”, conta à Renascença, acrescentando que “em três botijas, uma é de graça”.

Lúcia de Oliveira, consumidora habitual do gás espanhol, assegura que “compensa e muito” e que, por isso, vai “onde é mais barato”. Com o que poupa, “dá para comprar outras coisas”, explica.

Também Ana Maria, residente em Chaves, se abastece sempre de gás em Espanha, aproveitando a ocasião para abastecer o automóvel de gasolina, que também “é mais barata”.

“Desta vez levo duas botijas de gás. Paguei 37 euros, mas ainda levo uns chocolates. Compensa muito”, diz à Renascença.

Em Espanha, a botija de gás propano custa 17,50 euros; a mesma botija, comprada em Portugal, custa 27,00 euros.

Uma diferença de preços significativa, que explica a razão da procura que os flavienses fazem todos os dias, do lado de lá da fronteira de Vila Verde da Raia, e que é confirmada pela funcionária da gasolineira, em Feces de Abajo, Espanha.

“Não lhe sei dizer quantos portugueses vêm por dia – mas são bastantes! E levam quase sempre duas botijas porque assim têm uma de reserva em casa”, conta.

Nesta localidade de Espanha, são vários os postos de venda de gás e todos registam grande afluência de clientes portugueses.


Conteúdo Recomendado