Portugal vencedor no RegioStars 2015 com projeto transfronteiriço

Portugal foi um dos vencedores dos prémios RegioStars 2015 na categoria “CityStar” – Transforming cities for future challenges, com o projeto transfronteiriço«Eurocity of Chaves-Verin» entre a Galiza (Espanha) e o Norte de Portugal.

As cidades de Chaves e Verín uniram forças para criar uma “Eurocity” através de uma oferta comum de serviços e instalações municipais, incluindo eventos conjuntos culturais, comércio, desportos, atividades de lazer e turismo e da promoção do empreendedorismo, no âmbito da Cooperação Territorial Europeia.

Na avaliação à candidatura da Eurocidade Chaves–Verín, projeto cofinanciado pelo POCTEP 2007/2013 em cerca de 1,6 milhões de euros, o júri sublinhou o impacto positivo da parceria entre as duas localidades, tanto a nível institucional, como económico, social, cultural e ambiental.

Também pelo facto do sucesso do projeto ter inspirado a criação de novas Eurocidades ao longo da fronteira luso-espanhola contribuiu para a avaliação desta candidatura, enquadrada na categoria “CityStar”, a par de mais cinco finalistas, nomeadamente de projetos na Suécia, França, Espanha e uma cooperação entre cidades fronteiriças da Suécia e Noruega.

O projeto demonstra assim que a integração institucional, económica, social e cultural, de duas cidades transfronteiriças é possível e traz benefícios reais em termos de redução de custos, maior eficiência e uma oferta mais diversificada em serviços municipais para os seus cidadãos.

Na cerimónia de entrega dos RegioStars Awards 2015, que distingue os projetos de Inovação mais inspiradores apoiados pelos fundos da política de coesão da Europa, a Comissária da UE para a Política Regional, Corina Creţu e o presidente do júri RegioStars, o eurodeputado Lambert van Nistelrooij anunciaram os projetos vencedores, selecionados de entre os 17 finalistas, nas seguintes categorias:

  • Crescimento Inteligente — Explorar plenamente o potencial de crescimento das PME para uma economia digital;
  • Crescimento Sustentável — Mobilizar os investimentos em eficiência energética em prol dos cidadãos e da sociedade;
  • Crescimento Inclusivo — Integrar na sociedade as pessoas em risco de exclusão social;
  • Citystars — Transformar as cidades para enfrentarem os desafios do futuro.

Os VENCEDORES de 2015 são:

• Crescimento Inteligente: Explorar plenamente o potencial de crescimento das PME para uma economia digital  

«Scandinavian Game Developers» – Midtjylland (Dinamarca) e Västsverige (Suécia) – vídeo
Este projeto oferece aconselhamento e formação a jovens empresários da indústria do jogo digital escandinavos e ajuda-os a criar empresas viáveis num ambiente altamente competitivo para as empresas. A incubadora de empresas Grenå (Dinamarca) utiliza um modelo empresarial desenvolvido em parceria com a universidade sueca de Skövde e registou a criação de 22 novas pequenas empresas, que empregam atualmente 67 pessoas.

• Crescimento Sustentável: Mobilizar os investimentos em eficiência energética em prol dos cidadãos e da sociedade

«PICSA» – Andaluzia (Espanha) – vídeo
O programa de construção sustentável na Andaluzia investiu na renovação energética dos edifícios e na reabilitação de zonas urbanas, aumentando a competitividade do setor da construção e a criação de empregos qualificados. Não só tornou o setor da construção da região mais ecológico como contribuiu para criar empregos, e um dos seus objetivos principais é também sensibilizar o público para a importância da eficiência energética e da construção sustentável. O projeto alcançou uma poupança de energia de 26 000 toneladas/ano, evitou 62 000 milhões de toneladas de emissões de CO2 e deverá criar milhares de postos de trabalho nos próximos anos.

• Crescimento Inclusivo: Integrar na sociedade as pessoas em risco de exclusão social

«Diritti a scuola» – Apúlia (Itália) – vídeo
Com base numa abordagem mista de educação e cuidados sociais, este projeto reduziu significativamente o abandono escolar precoce que se verificava na região. O projeto forneceu aconselhamento, orientação escolar e mediação intercultural, beneficiando tanto os estudantes como as suas famílias. A percentagem de estudantes de 15 anos com limitada capacidade de leitura foi reduzida para 16,7 % em 2012, abaixo da meta nacional de 20 %. Ao mesmo tempo, a taxa de abandono escolar precoce diminuiu de 30,3 %, em 2003, para 19,9 %, em 2013. No total, mais de 50 000 estudantes e 10 000 famílias beneficiaram do programa que lhes conferiu uma nova oportunidade de um melhor futuro.

• «Citystar» — Transformar as cidades para enfrentarem os desafios do futuro

«Eurocity of Chaves-Verin» – Galiza (Espanha) e Norte de Portugal (Portugal) – vídeo
As cidades de Chaves e Verín uniram esforços para criar uma eurocidade através de uma oferta comum de serviços e instalações municipais, incluindo ações conjuntas culturais, comerciais, desportivas, de lazer, e ligadas ao turismo e à promoção do espírito empresarial. O projeto demonstra que a integração institucional, económica, social e cultural das duas cidades transfronteiriças é possível e gera benefícios reais em termos de redução dos custos, uma maior eficiência e uma oferta mais diversificada nos serviços municipais para os seus cidadãos.

Este ano é a quarta vez que Portugal é galardoado pelos Prémios RegioStars. Em 2011, a iniciativa «Civitas Mimosa» (Horários do Funchal) recebeu o prémio na categoria «Transportes Urbanos Limpos Integrados» (City Star), a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e a «Art on Chairs» foram também premiados na categoria «Crescimento Inteligente», respetivamente, em 2013 e 2014.

Nesta 8.ª edição dos RegioStars, a Comissão Europeia recebeu 143 candidaturas que foram avaliadas por um júri profissional independente, à luz de quatro critérios: Inovação, Impacto, Sustentabilidade e Parceria.

Os prémios de 2015 surgem num momento crucial, dado que os Estados-Membros já adotaram a maioria dos Programas Operacionais. Com um orçamento de 351,8 mil milhões de euros para um total de 387 programas no período de 2014-2020, a política de coesão é uma das principais políticas de investimento da União Europeia.

A cerimónia de entrega dos prémios RegioStars 2015 tem lugar no «BOZAR», em Bruxelas, no contexto dos OPEN DAYS de 2015.

Vizualise os VÍDEOS sobre os projetos vencedores no RegioStars 2015.


Conteúdo Recomendado