Portugal tem de apresentar medidas "rapidamente"

Porta-voz da Comissão Europeia lembra que a decisão sobre a libertação de mais uma tranche do resgate ainda não foi tomada. O porta-voz da União Europeia, Simon O’Connor, disse hoje em Bruxelas que a próxima tranche do empréstimo a Portugal (fundamental para evitar um segundo resgate) ainda está «sujeita a avaliação». «A Comissão saúda o […]

Porta-voz da Comissão Europeia lembra que a decisão sobre a libertação de mais uma tranche do resgate ainda não foi tomada.
O porta-voz da União Europeia, Simon O’Connor, disse hoje em Bruxelas que a próxima tranche do empréstimo a Portugal (fundamental para evitar um segundo resgate) ainda está «sujeita a avaliação». «A Comissão saúda o facto de o Governo português ter confirmado o seu empenho quanto ao programa de austeridade, às metas orçamentais que foram acordadas e os prazos para o cumprimento dessas metas», afirmou o porta-voz. O’ Connor acrescentou ainda que cabe ao Governo de Passos Coelho «decidir e avançar com as medidas que tenciona tomar, de modo a adaptar o Orçamento de Estado para 2013 e respeitar essas metas orçamentais». «Esperamos que isso aconteça rapidamente», sublinhou o porta-voz. Esta é a segunda vez que a Comissão Europeia reage ao chumbo do Tribunal Constitucional às medidas do Orçamento de Estado. Já ontem à noite, em comunicado, Bruxelas afastou a possibilidade de Portugal renegociar o seu resgate financeiro.

Conteúdo Recomendado