Portugal sobe no ranking global de competitividade. Está em 36.º lugar

Portugal subiu uma posição face à edição de 2020. O pódio é ocupado pela Suíça, Suécia e Dinamarca.

Portugal voltou a subir no ranking dos países mais competitivos a nível mundial, segundo o ranking de competitividade do IMD World Competitiveness Center, divulgado esta quarta-feira. O IMD World Competitiveness Ranking coloca Portugal na 36.ª posição do ranking das economias mais competitivas a nível mundial, subindo uma posição face a 2020, sendo o pódio agora ocupado pela Suíça, Suécia e Dinamarca.

Segundo o ranking, que avalia fatores como o desempenho económico, a eficiência das empresas, das infraestruturas e do Governo, Portugal consolidou a sua presença a meio da tabela, com a terceira subida nos últimos cinco anos, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

No último ano, a economia nacional ganhou em competitividade sobretudo devido a ligeiras melhorias nas Infraestruturas científicas (34.º para 31.º), no enquadramento social (22.º para 20.º) e na mão-de-obra qualificada (44.º para 42.º).

“Entre os principais desafios para 2021 destacam-se a necessidade de crescimento, acima da média da UE, a importância das reformas estruturais no setor público e o reforço de uma estratégia nacional para a transformação digital das empresas que aumente a sua competitividade”, pode ler-se no mesmo comunicado.

A Porto Business School é, pelo sexto ano consecutivo, parceira nacional do IMD para Portugal na elaboração deste ranking.


Conteúdo Recomendado