Portugal país de integração, é o tema da nova revista do Alto Comissariado para as Migrações

O primeiro número da nova publicação trimestral do Alto Comissariado para as Migrações “ACM em revista” é dedicado à temática “Portugal país de integração”.

A publicação “ACM em revista” é apoiada pelo Fundo Social Europeu através do PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do Portugal 2020.

O ACM – Alto Comissariado para as Migrações, I.P. tem vindo a investir num leque, cada vez mais amplo, de serviços de apoio e acolhimento ao cidadão migrante. O seu objetivo é estar disponível para o cidadão, qualquer que seja a sua nacionalidade.

A última década tem trazido a Portugal novos desafios globais que as migrações encerram. À missão da integração dos imigrantes, acresceu a inclusão de novos cidadãos portugueses, bem como a ligação e o apoio aos nossos cidadãos portugueses não residentes que estão espalhados pelo Mundo.

Por isso mesmo, o recentemente aprovado Plano Estratégico para as Migrações (2015-2020) vem estabelecer os alicerces de uma estratégia migratória mais abrangente. Uma política migratória moderna, de largo espectro e proativa. Uma estratégia que engloba imigrantes, emigrantes, luso-descendentes e novos cidadãos portugueses, muitos deles descendentes de imigrantes. Prestar serviços migratórios adequados a estes novos perfis tem sido um dos maiores projetos deste renovado Alto Comissariado.

As migrações representam uma enorme oportunidade que Portugal tem sabido gerir de forma eficaz. Essa gestão, nomeadamente da imigração, tem sido reconhecida nacional e internacionalmente, sendo apontada, em muitos domínios, como uma prática a replicar noutros contextos.

Visite o website do ACM e conheça o trabalho desenvolvido pelo Alto Comissariado para as Migrações e pelos seus inúmeros parceiros públicos e da sociedade civil.

Consulte também a ACM em revista edição de setembro.


Conteúdo Recomendado