Portugal lidera aumento na venda de carros na Europa

http://imagens4.publico.pt/imagens.aspx/367684?tp=UH&db=IMAGENS

Portugal foi o país europeu onde mais aumentou a venda de carros novos entre Janeiro e Agosto.

De acordo com os dados Associação de Construtores Europeus de Automóveis, em Portugal, neste período venderam-se mais 35,7% de automóveis que no mesmo período de 2013.

Os portugueses estão a comprar mais carros. Os números da Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA, na sigla original), revelam que, em Portugal, entre janeiro e agosto de 2014 foram registados 97.699 veículos, ou seja, mais 35,7% que no mesmo período do ano passado. Esta percentagem é a mais elevada entre os países europeus.

Olhando para a União Europeia (UE)– excluindo Malta cujos dados não estão disponíveis – , verificou-se um crescimento de 6% nos primeiros oito meses do ano segundo os dados da ACEA, divulgados esta quarta-feira, 17 de setembro.

Em relação ao mês de agosto, em Portugal foram registados 7.739 automóveis, mais 26% que em igual mês de 2013. Entre os países da UE, Portugal volta a estar no pódio da venda de automóveis, ocupando a segunda posição. A Irlanda surge em primeiro lugar, no mês de agosto, registando um crescimento de 31,7%, em termos homólogos, na comercialização de veículos automóveis.

Em Portugal, no últimos anos, durante o período de ajustamento orçamental, o setor automóvel foi um dos mais penalizados. Neste sentido, este crescimento, quer mensal quer em termos homólogos, pode indiciar que o setor pode estar a começar a recuperar.

Na União Europeia, no oitavo mês de 2014, a venda de automóveis acelerou 2,1% para um total de 669,395 automóveis. Porém, olhando para o número de veículos vendidos no conjunto da UE e da EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre, constituída actualmente por quatro países: Noruega, Islândia, Suíça e Liechtenstein) verificou um crescimento de 1,8% em agosto. Assim, há 12 meses consecutivos que a venda de carros na Europa cresce.


Conteúdo Recomendado