Portugal é o 25.º país mais inovador do mundo

A Bloomberg examinou recentemente mais de 200 países para determinar o seu nível de inovação, de acordo com sete fatores. Portugal é o 25.º país mais inovador do mundo, de acordo com o Global Innovation Index, da agência financeira Bloomberg, que lista 50 países soberanos, surgindo na liderança os Estados Unidos, a Coreia do Sul […]

A Bloomberg examinou recentemente mais de 200 países para determinar o seu nível de inovação, de acordo com sete fatores.
Portugal é o 25.º país mais inovador do mundo, de acordo com o Global Innovation Index, da agência financeira Bloomberg, que lista 50 países soberanos, surgindo na liderança os Estados Unidos, a Coreia do Sul e a Alemanha. A Bloomberg examinou recentemente mais de 200 países para determinar o seu nível de inovação, de acordo com sete fatores: intensidade de investigação e desenvolvimento (I&D), produtividade, densidade de alta tecnologia, concentração da investigação, capacidade industrial, níveis de educação e atividade de patentes. A lista foi inicialmente encurtada para 96 nações e finalmente para 50, estando Portugal a meio da tabela, à frente, por exemplo, da China (29.º lugar). Entre os sete indicadores analisados, a melhor avaliação de Portugal é na concentração de investigação (13.º lugar), seguindo-se a intensidade de I&D (23.º lugar) e a densidade de alta tecnologia (27.º lugar). Por oposição, os piores desempenhos de Portugal foram registados na atividade de patentes (62.ª posição) e na capacidade industrial (57.ª posição). Na lista da Bloomberg constam ainda países como Itália (24º), Espanha (27.º), Estónia (31.º), Hong Kong (36.º), Malta (39.º), Grécia (41.º), Bulgária (43.º), Roménia (46.º) e África do Sul (50.º).

Conteúdo Recomendado