Polvos de Amor adotam todos os bebés nascidos na Guarda

Desde o passado sábado, todos os bébes nascidos na Maternidade da Guarda passam a ser contemplados com um colorido “polvinho” em croché, feito com a dedicação, o amor e o carinho das voluntárias do Movimento “Polvos de Amor” da Guarda.

A Unidade Local de Saúde rececionou no passado sábado das “mãos de fada” das voluntárias 80 “polvinhos” para serem distribuídos a todos os recém nascidos na Maternidade da Guarda.

Desde a primeira hora que o Conselho de Administração da ULS da Guarda se revelou recetivo a este projeto até porque “não havendo dados científicos que permitam assegurar os benefícios dos “polvinhos” para os recém nascidos, há pelo menos a garantia que o abraço reconfortante dos tentáculos do “polvo” tem uma enorme componente afetiva para o bébe”, sublinhou a Enfermeira Diretora. Nélia Faria elogiou e agradeceu a forma “empenhada, solidária e carinhosa” com que a toda a comunidade se envolveu neste movimento.

Recorde-se que este projeto foi acolhido em novembro do ano passado pelo Serviço de Neonatologia e alarga-se agora à Maternidade. “Um alargamento que surge devido ao número de voluntárias que rapidamente se associaram”, justificou Estela Poço, a promotora do projeto na Guarda, que acrescentou que “a produção de “polvinhos” é, nesta altura, suficiente para se poderem mimar todos os recém nascidos e não apenas os prematuros”.


Conteúdo Recomendado