Politécnico da Guarda promove jornada sobre Toponímia

No Instituto Politécnico da Guarda vai decorrer na próxima quinta-feira, 30 de outubro, a partir das 9h30, o III Fórum sobre Toponímia.

“O fascínio de nomes de terras da Guarda” será o tema da conferência inaugural a proferir por João Malaca Casteleiro, pelas 10 horas. Seguem-se as comunicações subordinadas ao tema “Reflexões, problemáticas e contradições na Toponímia”, por António Saraiva; “Toponímia Maçónica no Distrito”, a apresentar por Alípio de Melo; “Ladislau Patrício: um médico/escritor na toponímia guardense” é o título da comunicação de Hélder Sequeira e “Toponímia Gouveense: mudam os regimes, permanece a tradição” será o tema a desenvolver por João Amaro.
No período da tarde falar-se-a de “Ecos da Grande Guerra na Toponímia das Beiras: os casos da Guarda e Viseu”, intervenção a proferir por Luis da Silva Fernandes, e de “A (re)descoberta do evocativo subjacente às conexões toponímicas e às conexões das conexões das conexões em Vilar de Amargo”, por Urbana .
Seguir-se-a um debate e a sessão de encerramento. Os trabalhos decorrerão no auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico da Guarda.
Assumindo-se a toponímia como referência dos valores históricos, culturais de cada lugar e memória coletiva de factos, personalidades, tradições ou legados identitários, é objetivo do IPG incrementar o estudo/divulgação através de diversificadas e distintas perspetivas que, globalmente, propiciem a Guarda da memória e um melhor conhecimento da toponímia, no distrito.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, devendo ser feitas em http://www.ipg.pt/toponimia/


Conteúdo Recomendado