Plataforma de Ciência Aberta promove produção de vídeo participativo para exposição internacional sobre alterações climáticas

Com sede em Barca D’Alva, a Plataforma promove durante o mês de abril a criação de uma extensão multimédia portuguesa que integrará a exposição internacional “Conversas com o Planeta Terra: Comunidades Locais e Alterações Climáticas”, em exibição até ao final do mês de agosto.

Esta extensão resultará da elaboração de um vídeo participativo que envolverá a comunidade escolar e os residentes no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo em todos os passos da produção deste vídeo: desde a definição do problema que se pretende retratar, à escrita do argumento e realização e à captação e montagem das imagens, com testemunhos reais sobre os efeitos das alterações climáticas a nível regional.

O workshop para a criação deste vídeo participativo será coordenado pela organização inglesa InsightShare, responsável pela edição dos vídeos e testemunhos que integram a exposição, e decorrerá em Figueira de Castelo Rodrigo de 5 a 8 de abril e de 13 a 15 de abril.

Durante os dois fins de semana, a InsightShare capacitará os intervenientes sobre os aspetos fundamentais das tecnologias de comunicação, dando-lhes as ferramentas necessárias para que possam explorar as suas problemáticas locais na área das alterações climáticas e delinear soluções para os desafios enfrentados. O resultado será então a construção de um vídeo participativo elaborado pela própria comunidade envolvida e que depois acompanhará o circuito internacional da exposição “Conversas com o Planeta Terra: Comunidades Locais e Alterações Climáticas” pelos quatro cantos do Mundo.

A InsightShare é uma organização de desenvolvimento comunitário britânica, cuja missão é amplificar vozes inauditas e juntar pessoas de comunidades de todo o mundo, para se focarem na mudança social positiva, enderençando questões-chave através de vídeo participativo, capacitando e motivando as comunidades a tomarem consciência dos fatores que influenciam e controlam as suas vidas. Em 2009, a organização foi desafiada a criar uma experiência com os diferentes pontos do Planeta, retratando a história de pessoas sobre como as alterações climáticas mudaram o seu quotidiano. Daí nasceu um projeto que incluiu as reportagens, retratos poderosos, entrevistas na primeira pessoa e vídeos participativos que podem ser vistos na exposição.

“Conversas com o Planeta Terra” é uma iniciativa internacional fundada com a participação conjunta da Land is Life, organismo internacional dedicado à defesa dos direitos das comunidades indígenas e à educação, InsightShare, e Nicolas Villaume, cofundador e fotógrafo principal do projeto multimédia.
A Plataforma de Ciência Aberta é o primeiro centro da rede internacional Open Science Hub (OSH) e tem como objetivo aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação do quotidiano das comunidades locais e regionais. Foi criada no âmbito de um protocolo que junta o Município de Figueira de Castelo Rodrigo e a Universidade de Leiden (Holanda) numa rede global de parceiros de vários países europeus.

O workshop para a construção do vídeo participativo sobre o impacto das alterações climáticas no quotidiano da região, sobretudo na comunidade local de Figueira de Castelo Rodrigo, está aberta à participação de todos.

Os interessados em integrar o projeto podem inscrever-se através dos contactos 963257710 | 965336157 | info@plataforma.edu.pt.

Sobre a Plataforma de Ciência Aberta

A plataforma tem como missão fomentar a colaboração ativa entre a sociedade civil, empresas, associações, institutos de investigação e a restante comunidade regional, de uma forma sustentável e que vá de encontro à realidade diária da comunidade. Esta plataforma procurará assim promover o desempenho escolar e impulsionar o empreendedorismo e inovação na região.

Saiba mais aqui.


Conteúdo Recomendado