Plano Municipal de Educação da Guarda prevê construção de novo centro escolar

O presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, apresentou ontem o Plano Municipal de Educação para os próximos dois anos que contempla a construção de um centro escolar e intervenções em edifícios de várias escolas e jardins-de-infância.

O autarca anunciou que no Pacto da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela está contemplado o projeto de construção de um novo centro escolar na cidade, “que possibilite melhores condições de trabalho aos alunos, professores e aos funcionários das escolas do 1.º ciclo”, com uma dotação no valor de 500 mil euros.

“Nestes dois anos vamos sinalizar o local [para construção do novo equipamento escolar] e fazer o projeto”, assegurou à agência Lusa.

No mesmo documento estão também “comprometidas” intervenções “de grande envergadura” em 18 estabelecimentos de ensino (escolas básicas e jardins-de-infância), com um investimento total superior a 622 mil euros e uma “intervenção de fundo” na Escola Secundária da Sé, no valor de 700 mil euros.

A Câmara Municipal da Guarda prevê ainda proceder à renovação progressiva do parque informático escolar, num investimento de cerca de 35 mil euros, tendo este ano já investido 30 mil euros na instalação de novos equipamentos de impressão em sete escolas.

Na reunião do Conselho Municipal da Educação realizada no edifício dos Paços do Concelho, Álvaro Amaro também anunciou a continuidade da oferta de livros e material escolar aos alunos abrangidos pela Ação Social Escolar e o alargamento do fornecimento das refeições.

Outra medida aplicada pelo município está relacionada com o “decréscimo generalizado do preço das refeições” para as crianças do ensino pré-escolar.

Segundo o responsável, “a título de exemplo, quem pagava 50 euros, passa a pagar cerca de 30. Quem pagava 30, pode vir a pagar 15”.

Para o autarca, trata-se de uma “resposta para tornar o sistema de ensino público mais equitativo, mais justo e mais adaptado” à realidade socioeconómica local.

O município da Guarda também deu a conhecer que, este ano letivo, as viaturas camarárias transportam diariamente 224 alunos “com custos diretos e indiretos superiores a 320 mil euros” e as empresas de transportes coletivos conduzem mais de 500 estudantes, com custos estimados superiores a 315 mil euros.

O Plano Municipal de Educação da Guarda apresentado envolve “um conjunto de iniciativas, de investimentos, mas também de programas, para que os encarregados de educação e os professores possam contar com os apoios que o município coloca à disposição”, concluiu Álvaro Amaro.

A Câmara Municipal da Guarda assume que a Educação é “uma absoluta prioridade” e pretende criar “condições indispensáveis para um sistema educativo público cada vez com mais qualidade, inclusivo e participativo”.


Conteúdo Recomendado