Plano de Relançamento da Ovinicultura debatido em Fornos

Produtores informados sobre apoios e enquadramento legal No âmbito do Plano de Relançamento da Ovinicultura na Serra da Estrela (PROSE), está a ser desenvolvido um ciclo de debates relativo à ovinicultura de leite na Serra da Estrela. O concelho de Fornos de Algodres recebeu uma das iniciativas do ciclo na passada segunda-feira, dia 8. O […]

Produtores informados sobre apoios e enquadramento legal

No âmbito do Plano de Relançamento da Ovinicultura na Serra da Estrela (PROSE), está a ser desenvolvido um ciclo de debates relativo à ovinicultura de leite na Serra da Estrela.

O concelho de Fornos de Algodres recebeu uma das iniciativas do ciclo na passada segunda-feira, dia 8. O debate decorreu no auditório do Centro Cultural, com o tema “Apoios e Enquadramento Legal para a Estratégia de Desenvolvimento da Ovinicultura de Leite na Serra da Estrela”.

O encontro pretendeu debater com os produtores de ovinos da região as necessidades de investimento das suas explorações e informar sobre os instrumentos de apoio financeiro existentes, níveis de apoio, épocas de candidatura, requisitos e compromissos exigidos. Outro dos objectivos foi informar os ovinicultores da obrigatoriedade de apresentarem processo para enquadramento legal da sua actividade ao abrigo do Regime de Exercício de Actividade Pecuária (REAP), procurando clarificar a necessidade deste processo, o calendário de apresentação (até 31 de Dezembro de 2010), a documentação necessária e as entidades que apoiam, recepcionam e analisam os processos. Além disso, foi debatida a importância das estruturas de organização da produção visando a comercialização dos produtos DOP Serra da Estrela (Queijo, Requeijão e Borrego) e os apoios existentes com essa finalidade.

A parceria e os objectivos

O PROSE é um plano que está a ser desenvolvido numa parceria entre a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), a Direcção Geral de Veterinária, a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), a Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela (ESTRELACOOP), o Turismo Serra da Estrela, a AMPROSE e câmaras municipais da Região. Uma parceria que visa a execução de um conjunto concertado de intervenções essencialmente orientadas para a dinamização e organização dos produtores, apoio à sustentabilidade da instalação de Jovens Agricultores na actividade de ovinicultura de leite, aumento da produtividade e qualidade e melhoria da eficiência da promoção comunicação e marketing na valorização dos produtos DOP Serra da Estrela.


Conteúdo Recomendado