PJ da Guarda deteve grupo suspeito de tráfico de estupefacientes em escolas

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um grupo de 16 homens suspeito de proceder à venda de forma organizada de elevadas quantidades de produtos estupefacientes em várias escolas dos concelhos de Guarda e Manteigas.

Segundo uma nota do Departamento de Investigação Criminal da PJ da Guarda, sobre os suspeitos, com idades entre os 16 e os 36 anos, quase todos sem qualquer profissão conhecida, para além de alguns estudantes de idade mais jovem, “recaem fortes indícios” da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

“O grupo de traficantes agora neutralizado, essencialmente radicado na cidade da Guarda, recorria a uma vasta rede de jovens distribuidores de produtos estupefacientes em várias escolas do distrito da Guarda, mas também noutros locais públicos de convívio e reunião social”, refere a fonte.

A PJ indica ainda que o grupo “possuía um vincado núcleo central de suspeitos, também referenciados por protagonizarem esporádicas ações de violenta agressão física”.

Os detidos vão ser presentes às autoridades judiciárias para efeitos de primeiro interrogatório judicial e aplicação de adequadas medidas de coação.

No âmbito da “vasta operação policial”, a PJ também realizou cerca de 30 buscas domiciliárias nos concelhos de Guarda, Ovar, Sangalhos, Pinhel e Manteigas, e apreendeu pólen de haxixe em quantidade suficiente para a preparação mínima aproximada de 4.500 doses individuais.

Foram ainda apreendidos cerca de 800 euros em numerário, uma arma de fogo tipo carabina, várias munições, moinhos, balanças de precisão e outros objetos associados à atividade de tráfico de estupefacientes, salienta a fonte.

A PJ da Guarda refere que contou com a colaboração de vários elementos do Comando Distrital da PSP daquela cidade.


Conteúdo Recomendado