Pinhel proporciona transporte coletivo a baixo custo em todo o concelho

De acordo com a autarquia as viagens serão gratuitas até ao dia 30 de setembro.

O Município de Pinhel, no distrito da Guarda, inicia na quinta-feira um projeto que garante a mobilidade em todo o concelho e a preços simbólicos, foi hoje anunciado pelo seu presidente.
Segundo o autarca Rui Ventura, que hoje apresentou o Projeto Pinhel SIM em conferência de imprensa, com esta medida a autarquia pretende promover a mobilidade e a deslocação das pessoas dentro do concelho.
“Permitir que os munícipes possam ter ao seu dispor meios de transporte adequados às suas necessidades e que lhes permitam circular, a um preço meramente simbólico, pelas diversas freguesias e deslocar-se à sede de concelho, fundamentou a implementação deste projeto de mobilidade social”, justificou à agência Lusa.
Referiu que a mobilidade dos cidadãos no concelho de Pinhel representa uma das suas “principais preocupações”. Por isso, em parceria com uma empresa de transportes coletivos de passageiros, passa a existir “uma nova solução de mobilidade, concebida para todos e ao dispor de todos”.
“A partir de amanhã, dia 01 de setembro, todos os munícipes poderão usufruir de uma oferta de transporte concebido à medida das suas necessidades, seja através de circuitos regulares, seja através de transporte a pedido. Assim se garante a mobilidade em todo o concelho”, declarou Rui Ventura.
Segundo a autarquia de Pinhel, o projeto de mobilidade contempla a realização de circuitos diários de transportes coletivos a preços “acessíveis e sustentáveis”, sendo que cada viagem custa 50 cêntimos no transporte urbano e um euro no transporte regular e a pedido.
O plano de transportes coloca ao dispor dos habitantes de todo o concelho um total de cinco circuitos fixos, um por cada dia da semana, que são complementados por uma solução de “transporte a pedido” e uma rede urbana que faz a ligação entre os principais pontos da cidade.
O novo serviço garante a ligação das várias localidades à sede de concelho a baixo custo, independentemente da distância, explica a autarquia.
“É um projeto que visa promover a mobilidade mais sustentável, disponibilizando, às populações com défice de oferta de transportes públicos, de densidade demográfica dispersa ou de baixo rendimento social, uma solução mais integrada e adaptada à realidade das necessidades dos munícipes”, acrescenta a fonte.
O projeto de mobilidade social tem como objetivos garantir uma oferta de transporte com cobertura integral do concelho de Pinhel, servir as freguesias mais povoadas com uma oferta regular e as menos povoadas com uma oferta flexível, garantir uma solução de transporte uma vez por semana para cada zona do concelho e uma ligação a Vila Franca das Naves (Trancoso) à sexta-feira e ao domingo, que permita a conexão aos horários dos comboios da Linha da Beira Alta.
Ainda de acordo com a autarquia de Pinhel as viagens serão gratuitas até ao dia 30 de setembro.


Conteúdo Recomendado