Pinhel decreta luto municipal pela morte do empresário António José Baraças

O presidente da Câmara de Pinhel, no distrito da Guarda, decretou um dia de luto municipal, a observar na sexta-feira, em homenagem ao empresário e antigo presidente da Junta de Freguesia de Souropires António José Baraças.

Rui Ventura publicou hoje uma nota na página oficial do município de Pinhel no Facebook a comunicar “com profundo pesar” o falecimento de António José Baraças e a informar que, nos termos do Regulamento do Protocolo e Cerimonial Autárquico, decretou um dia de Luto Municipal, a cumprir na sexta-feira.

Segundo o autarca, António José Baraças, de 76 anos, “foi um dos fundadores e principal impulsionador do grupo Baraças Irmãos Unidos, grupo económico ligado à atividade agrícola, construção civil, hotelaria, restauração e comunicação”.

“Dinâmico, empreendedor e acérrimo defensor da sua terra, as marcas que deixou no nosso concelho continuarão a perdurar no tempo e a sua memória continuará viva entre todos”, acrescentou Rui Ventura.

No mesmo texto, em nome do município de Pinhel, o seu presidente “endereça as mais sentidas condolências à família, em particular à sua esposa, filhas, genros e netas”.

António José Baraças era natural da Freguesia de Manigoto (Pinhel), onde nasceu a 22 de setembro de 1946, tendo residido grande parte da sua vida na Freguesia de Souropires, no mesmo concelho.

O empresário foi presidente da Junta de Freguesia de Souropires entre 1975 e 2013 e o município de Pinhel atribui-lhe a Medalha Municipal de Mérito no dia 25 de agosto de 2013.

As cerimónias fúnebres terão lugar na localidade de Souropires, na sexta-feira, às 17h00.


Conteúdo Recomendado