Pinhel acolhe quarta edição de evento que promove vinhos e sabores da Beira Interior

O presidente da CVRBI, João Carvalho, destacou a importância do certame para a promoção dos vinhos produzidos na região, referindo que “já é um evento de referência em Portugal”.

A cidade de Pinhel vai receber, entre 16 e 18 de novembro, a quarta edição do certame “Beira Interior – Vinhos & Sabores”, que pretende promover os vinhos e os produtos endógenos da região, foi ontem anunciado.

O certame, organizado pela Câmara Municipal de Pinhel e pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), foi hoje apresentado numa conferência de imprensa realizada no Solar do Vinho da Beira Interior, na cidade da Guarda.

O “Beira Interior – Vinhos & Sabores” vai decorrer no Centro Logístico de Pinhel e conta com a participação de 60 produtores, sendo 28 de vinhos e os restantes de outros produtos locais (mel, azeite, queijo, enchidos, frutos secos, doçaria tradicional, entre outros).

O evento anual, que ocupará um pavilhão com uma área coberta de 2.300 metros quadrados, inclui salão de vinhos, degustações e provas comentadas, um seminário, uma mostra gastronómica regional, oficinas, atividades de ‘showcooking’ e animação musical, entre outras iniciativas.

No âmbito do programa serão também entregues os prémios do XIV Concurso Internacional de Vinhos VinDuero – VinDouro, organizado pela Associação VinDuero-VinDouro, de Espanha, e decorrerá o passeio de viaturas de todo o terreno “TT Vinhos da Beira Interior”, promovido pelo Clube Escape Livre com o apoio do Município de Pinhel.

“[O certame] pretende dar a conhecer o território, o vinho, a gastronomia, as nossas paisagens e tudo aquilo que nós temos, que é o nosso património”, disse o presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura.

Segundo o autarca, a realização do “Beira Interior – Vinhos & Sabores” custa 75 mil euros à autarquia, que suporta a totalidade do investimento.

O presidente da CVRBI, João Carvalho, destacou a importância do certame para a promoção dos vinhos produzidos na região, referindo que “já é um evento de referência em Portugal”.

Adiantou que os 28 produtores de vinho participantes vão disponibilizar 150 vinhos para prova, o que significa que “têm noção da importância do certame”.

João Carvalho adiantou que a CVRBI “está a trabalhar na Rota dos Vinhos da Beira Interior, que irá englobar todos os municípios” daquela região.

“Temos uma candidatura feita para uma pequena parte, para arrancar. Há uma outra candidatura que se está a negociar para as cinco regiões [vitivinícolas] da zona Centro”, disse.

A futura Rota dos Vinhos da Beira Interior abrangerá não só o vinho, mas também a gastronomia, o património e a hotelaria, entre outras vertentes, indicou.

A CVRBI tem sede na Guarda, no Solar do Vinho, e abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, onde existem 65 produtores de vinho, sendo quatro adegas cooperativas e 61 produtores particulares.


Conteúdo Recomendado