Pico da gripe começa no Natal dura três semanas

Todos os dias, as farmácias portuguesas atendem mais de um milhão de portugueses.

O pico da gripe neste inverno vai ocorrer entre o Natal e a segunda semana de 2020, segundo um estudo elaborado pela Associação Nacional de Farmácias (ANF). A estimativa baseou-se na dispensa de medicamentos e produtos de saúde para infeções respiratórias e o documento foi divulgado esta quarta-feira.

O início da fase epidémica ocorreu, segundo os dados confirmados pela equipa de investigação, há duas semanas. “Este novo instrumento tem grande valor para a saúde pública porque permite alertar a população para a necessidade de reforçar os comportamentos preventivos”, declarou Nuno Rodrigues, da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, citado pela agência Lusa.

Os dados revelam ainda que cerca de 520 mil pessoas de dirigem todos os dias às farmácias portuguesas, que têm contribuído “para a saúde pública, através da dispensa de medicamentos, administração de vacinas e aconselhamento à população”, segundo António Teixeira Rodrigues, do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), em declarações à mesma agência noticiosa.

Segundo o Vacinómetro, desde o dia 15 de outubro que mais de 1,3 milhões de portuguesas já se vacinaram contra a gripe.


Conteúdo Recomendado