Petição pede regresso de D. Sancho I para centro da Praça Velha

A petição pública “Queremos a Estátua do D. Sancho I no centro da Praça Velha”, defende que o monumento deve regressar «ao sítio de onde nunca devia ter saído». Promovida pelo movimento “Oh da Guarda”, cuja página no Facebook, criada no início do mês, conta com 1.016 membros, a iniciativa está a ser dinamizada por […]

A petição pública “Queremos a Estátua do D. Sancho I no centro da Praça Velha”, defende que o monumento deve regressar «ao sítio de onde nunca devia ter saído».
Promovida pelo movimento “Oh da Guarda”, cuja página no Facebook, criada no início do mês, conta com 1.016 membros, a iniciativa está a ser dinamizada por Nuno Cruz, primeiro subscritor da petição, que argumenta que «o local onde atualmente se encontra a estátua não a valoriza, nem potencia o amplo espaço da praça». Na sua opinião, o monumento está «escondido» e «passa despercebido» por estar «numa das laterais mais escuras» da Sé. «Com isso, a estátua perde a sua majestosidade e o significado histórico que oferece à cidade fica também um pouco esquecido», considera o promotor. A petição, que tem como objetivo «defender o património histórico e cultural da cidade da Guarda», está disponível aqui.

Conteúdo Recomendado