Penhas Douradas com risco extremo de exposição à radiação UV

As Penhas Douradas, no concelho de Manteigas, apresentam hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta, enquanto o resto do país está com níveis muito altos, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com a página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet, as Penhas Douradas estão com níveis extremos de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada (Açores) estão com níveis muito altos.

O IPMA indica ainda que Santa Cruz das Flores (Açores) está com níveis moderados de exposição à radiação UV.

Para regiões com níveis extremos, o IPMA recomenda a população a evitar o mais possível a exposição ao sol e para risco muito alto e alto aconselha o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até final da manhã e vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde, e de nordeste nas terras altas das regiões norte e centro até ao início da manhã e para o final do dia.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais da região sul e litoral norte e centro, pequena subida da temperatura máxima e da mínima nas regiões do interior.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 17 e os 29 graus Celsius, no Porto entre 15 e 25, em Braga entre 14 e 34, em Bragança entre 18 e 36, em Vila Real entre 17 e 36, em Viseu entre 16 e 36, na Guarda entre 18 e 33, em Castelo Branco entre 17 e 38, em Portalegre entre 18 e 36, em Coimbra entre 16 e 29, em Évora entre 13 e 37, em Beja entre 13 e 35, em Santarém entre 16 e 31 e em Faro entre 20 e 31.


Conteúdo Recomendado