Penamacor Vila Madeiro com inscrições abertas

O evento natalício decorre entre os dias 7 a 25 de dezembro e as inscrições deverão ser realizadas até ao dia 8 de novembro.

Já se encontram abertas as inscrições para o Mercado de Natal e para as Casas e Tasquinhas do Penamacor Vila Madeiro. Segundo uma nota da autarquia, este ano, o evento natalício decorre entre os dias 7 a 25 de dezembro e as inscrições deverão ser realizadas até ao dia 8 de novembro.

A folha de inscrição poderá ser encontrada na página Penamacor Vila Madeiro e deverá ser enviada para o email.

Para mais informações, os interessados podem contactar o Gabinete de Cultura da Câmara Municipal de Penamacor.

As normas de participação poderão ser encontradas, igualmente, no site do evento. O programa será divulgado oportunamente.

O Madeiro

Recorde-se que o Madeiro de Penamacor ganhou fama de ser o maior do país. Todos os anos, com o aproximar do Natal, por todas as freguesias do concelho, os jovens em idade de cumprir o serviço militar unem-se para cortar e transportar os troncos que alimentarão a fogueira para aquecer o Menino Jesus. O grande monte de madeira, depositado no adro da igreja, é ateado ao cair da noite do dia 24, à exceção de Penamacor, que arde de 23 para 24, e mantém-se aceso durante vários dias. Depois da ceia de Natal, a população reúne-se em redor da fogueira, num gesto ritual de fraterno encontro.

Em Penamacor, a chegada do Madeiro tem data marcada e o ato assume foros de festividade. De facto, no dia 8 de dezembro, a população acorre generosamente à rua para saudar o cortejo de tratores e reboques, em número que procura sempre bater o antecedente, onde os jovens do ano, dantes só os rapazes e agora também as raparigas, empoleirados nos troncos, atiram à rebatina os frutos do ramo de laranjeira que a praxe manda trazer, cantando acompanhados à concertina.


Conteúdo Recomendado