Penamacor acolhe Festival de Artes da Beira Baixa

O Festival decorre este sábado, dia 17 de novembro, e visa promover e valorizar o adufe.

O Festival das Artes da Beira Baixa terá lugar na Casa do Povo em Penamacor no próximo sábado, dia 17 de novembro.

Nesta edição, a iniciativa pretende dar a conhecer o adufe, como instrumento que importa preservar e valorizar.

Na manhã de sábado, pelas 9h30, realizar-se-á um ateliê de construção de adufes, da responsabilidade de António Supico, que pretende “dar bases aos participantes para que estes possam aprender a construir e tocar este instrumento musical”.

Ao início da tarde, pelas 15 horas, começam as atuações com as Adufeiras do Paúl, as Adufeiras do Rancho Folclórico do Ladoeiro, as Adufeiras do Rancho Folclórico de Monsanto, as Adufeiras do Rancho Folclórico de Aranhas e o Adufe em Lisboa, permitindo ao público presente assistirem a várias formas de tocar adufes, características dos diferentes concelhos representados no festival.

Segundo uma nota da autarquia, “o adufe é um instrumento tradicional das Beiras e este festival insere-se na estratégia de promoção e valorização deste instrumento”. Vários grupos do concelho de Penamacor foram convidados a participar e a marcar presença neste evento, pois pretende-se que “este projeto tenha reflexo na preservação deste valioso património cultural e consequências práticas no futuro”, como acrescenta a mesma fonte.

Para mais informações, os interessados podem contactar os números 277 394 106 e 966 827 038 ou enviar um email para o endereço oliveirinharq@gmail.com.

Esta iniciativa insere-se no programa Beira Baixa Cultural, da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.


Conteúdo Recomendado