PCP alerta para más condições dos motoristas de transporte de mercadorias

O deputado do PCP David Costa mostrou-se preocupado com a “degradação completa” das condições de trabalho dos camionistas de transporte internacional e prometeu alertar o Governo para a situação.

“Estamos a estudar, no quadro da Assembleia da República, confrontar o Governo para reduzir as condições de precariedade por que passam os trabalhadores de transporte de mercadorias”, disse David Costa à agência Lusa no final de uma ação dirigida aos camionistas, realizada no parque TIR de Vilar Formoso.

Segundo o deputado comunista, os cerca de 100 camionistas abordados na principal fronteira terrestre denunciaram a existência de “uma reversão nas suas condições de trabalho”.

“O que observámos hoje é os baixos salários, o não-cumprimento da contratação coletiva e o bloqueio à negociação. Assiste-se a uma grande degradação das condições de trabalho” dos profissionais do setor do transporte internacional, disse.

Indicou que os camonistas queixam-se que no estrangeiro, em determinadas situações, “ficam duas a três semanas sem que a identidade patronal assuma os compromissos” em termos de ajudas de custo.

Os profissionais queixam-se “de falta de dignidade na forma como são tratados” e “muitas vezes são abandonados à sua sorte”, acrescentou.

“Estes trabalhadores que foram contactados contam que algumas empresas não querem cumprir a cláusula que obriga ao pagamento de salário suplementar. É uma situação de degradação completa das condições de trabalho e é um quadro negro”, referiu à Lusa.

David Costa explicou ainda que o salário base dos camionistas “ronda o salário mínimo nacional” e esse valor é aumentado através de complementos como o pagamento ao quilómetro.

Indicou que os problemas verificados “são transversais” aos motoristas abordados em Vilar Formoso, embora “cada um com as especificidades das próprias empresas”.

O PCP contactou com motoristas em Vilar Formoso, no dia em estão impedidos de entrar em Espanha, na autoestrada A-62, entre Salamanca e Burgos, no período compreendido entre as 9 e as 21 horas (hora portuguesa), devido às festividades da Páscoa naquele país.


Conteúdo Recomendado