Passos Coelho na abertura da Academia do Poder Local dos Autarcas Social-Democratas

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, vai abrir a II Academia do Poder Local dos Autarcas Social-Democratas (ASD), a realizar na cidade da Guarda entre 04 e 06 de dezembro, foi hoje anunciado.

O presidente dos ASD, Álvaro Amaro, apresentou hoje, em conferência de imprensa, o programa da segunda edição da Academia do Poder Local, que é organizada em colaboração com o PSD, e que este ano integra as cerimónias evocativas do 35.º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro.

A abertura dos trabalhos está agendada para as 20 horas do dia 04 de dezembro, com uma sessão evocativa em memória de Francisco Sá Carneiro, com a presença do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho.

Antes da sessão, pelas 18 horas, será realizada uma missa evocativa em memória do fundador do Partido Social Democrata, na Sé da Guarda, indicou Álvaro Amaro.

De acordo com o presidente dos ASD e da Câmara Municipal da Guarda, a Academia do Poder Local, inspirada no modelo da Universidade de Verão do PSD, destina-se “a autarcas eleitos e a potenciais candidatos a autarcas”.

“Esta iniciativa marcará os passos futuros da formação para autarcas, quer para os já eleitos, quer para os que demonstrem interesse em vir a participar em listas autárquicas do PSD”, segundo o responsável, que reafirma a vontade de a Academia do Poder Local poder vir a evoluir para “Universidade de Inverno”.

Nos três dias, serão abordados os temas “Poder local na coesão nacional”, “Poder local – enquadramento e perspetivas”, “As novas realidades sociais”, “Ambiente, ordenamento e energia – novos desafios”, “Intermunicipalismo e o Portugal 2020”, “O empreendedorismo e a competitividade dos territórios” e “Falar claro – o poder a comunicação”.

Está também agendada uma mesa redonda sobre experiências autárquicas e a assinatura de um protocolo entre os ASD e o PSD sobre a estratégia de formação autárquica para 2017.

Para além de Pedro Passos Coelho, os trabalhos vão contar com intervenções de Paulo Rangel (deputado europeu), António Leitão Amaro (ex-secretário de Estado da Administração Local), Luís Filipe Pereira (antigo ministro da Saúde), Jorge Moreira de Silva (ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia), Fernando Ruas (deputado europeu), Jorge Braga de Macedo (antigo ministro das Finanças) e de Marco António Costa (vice-presidente coordenador do PSD), entre outros.

O presidente dos ASD adiantou ainda no encontro com os jornalistas que a segunda edição da Academia do Poder Local, a realizar numa unidade hoteleira da Guarda, deverá contar com cerca de 70 participantes, que devem efetuar a sua inscrição até ao dia 13 deste mês.


Conteúdo Recomendado