Parque Ecológico de Gouveia reabre ao público amanhã

O Parque Ecológico de Gouveia tinha encerrado ao público no âmbito das medidas de mitigação da pandemia covid-19 em janeiro de 2021 e manteve-se encerrado em função do início das obras de requalificação.

Segundo o Município de Gouveia, “a reabertura visa promover a fruição deste equipamento municipal durante o período de verão, época em que se verifica, habitualmente, um maior número de visitas. O Parque Ecológico de Gouveia irá permanecer aberto até à segunda fase da sua intervenção de requalificação”.

O Parque Ecológico de Gouveia tinha encerrado ao público no âmbito das medidas de mitigação da pandemia covid-19 em janeiro de 2021 e manteve-se encerrado em função do início das obras de requalificação. A obra foi consignada a 05 de junho tendo sido possível fasear a intervenção prevista. A empreitada terá início pela construção do edifício de acolhimento e serviços que fica localizado na cota inferior e para uma segunda fase decorrerá a intervenção nas áreas de cercados e habitat´s das espécies existentes no parque Ecológico.

Com este planeamento é possível retomar as atividades de visitação do parque ecológico, o que ocorre já este sábado, dia 26 de junho, mantendo-se o parque aberto ao público até início da e beneficiação dos cercados e habitat’s.

Obras valorizam o Parque Ecológico
Inaugurado a 01 de junho de 1999, o Parque Ecológico de Gouveia vai sofrer uma profunda remodelação. As obras irão contemplar um novo edifício, que irá acolher a receção, uma loja, um espaço de bar, wc e um auditório, constituindo este, o ponto de partida para os visitantes descobrirem os novos circuitos e os novos espaços.
A requalificação do Parque Ecológico de Gouveia irá ainda permitir que os visitantes possam escolher abrigos e, a partir deles, observar as espécies sem que elas se apercebam, para além dos cercados adaptados a cada uma das espécies e cercados dinâmicos. Este projeto de valorização e dinamização do Parque irá melhorar as condições de vida e de bem-estar animal, assim como a flora existente.
A reestruturação e requalificação do Parque Ecológico de Gouveia é uma empreitada da responsabilidade do Município de Gouveia e deverá demorar cerca de dois anos. As obras de requalificação representam um investimento superior a 700 mil euros sendo financiados em 85% por Fundos Comunitários.

Recorde a reportagem do Beira.pt sobre o Parque Ecológico de Gouveia realizada em agosto de 2020:


Conteúdo Recomendado