Paisagens Sonoras de Montanha em Alvoco das Várzeas (Oliveira do Hospital)

O evento realiza-se de 28 a 30 de setembro e promete cativar os visitantes com workshops, oficinas, concertos, teatros, exposições e várias atividades.

Workshops, oficinas, concertos, caminhadas e exposições são algumas das principais iniciativas previstas para o evento Paisagens Sonoras de Montanha em Alvoco das Várzeas (Oliveira do Hospital), a decorrer já no próximo fim-de-semana.

O evento abre portas no dia 28 de setembro, sexta-feira, às 17 horas, com a abertura das instalações sonoras e exposições fotográficas. Da programação para esse dia, destaca-se o espetáculo de marionetas pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora, pelas 22 horas.

No dia seguinte, às 11 horas, realiza-se uma oficina de som, fotografia e gastronomia. Este dia também será marcado com o Concerto Colar de Sant’Ana + Ensemble Domingos Joanas e do Grupo Vocal Feminino de Alvoco das Várzeas, pelas 21h30.

Para domingo, o último dia do evento, está agendado mais uma sessão de Oficinas e um passeio interpretativo pelos caminhos do Candam, às 10 horas.

Durante a tarde, a partir das 15h30, na Praia Fluvial, irá realizar-se a iniciativa “Concertos: Cancioneiro Popular de Montanha” com vários grupos, tais como: Cotovias do Alvoco – Grupo de Cantares Tradicionais de Alvoco das Várzeas, o trio de percussão tradicional da Serra do Açor, Açor Tambor, Grupo de Cantares da A.M.A. e a presença de João Francisco.

Segundo a organização, o evento Paisagens Sonoras de Montanha celebra a vida na montanha e as suas vivências comunitárias.

As inscrições para os almoços, oficinas e para o passeio são obrigatórias e devem ser realizadas através do endereço de e-mail jfalvocodasvarzeas@gmail.com .

Para mais informações contactar o Gabinete de Apoio à Vereação do Município de Oliveira do Hospital através do número de telefone +351 238 605 257.

 

PROGRAMA

28 setembro
17h00 – Abertura das instalações sonoras e exposição de fotografia de rua – salão polivalente da Junta de Freguesia e ruas da aldeia
20h00 – Sabores d’ aldeia (jantar): petiscos à moda antiga e caldo verde – Edifício Social
22h00 – Teatro de Montanha: Casa dos Ventos (Teatro e Marionetas de Mandrágora) – Edifício Social

29 setembro
10h30 – Abertura das instalações sonoras e exposição de fotografia de rua – salão polivalente da Junta de Freguesia e ruas da aldeia
11h00 – oficinas: som, fotografia e gastronomia
11h00 – Instalação sonora: a campanologia da freguesia de Alvoco das Várzeas – Capela de São Sebastião
13h00 – Sabores d’ aldeia (almoço): torresmos, cabrito guisado* – Edifício Social
Oficinas: som, fotografia e gastronomia
17h30 – Passeio Interpretativo de Montanha: do pisão aos moinhos da moenda – inicio: Ponte Medieval
20h00 – Sabores d’ aldeia (jantar): petiscos à moda antiga, torresmos, cabrito guisado e canja da galinha do Leonel- Edifício Social
21h30 – Concertos para Rio e Montanha – Igreja Matriz
Coral de Sant’Ana + Ensemble Domingos Joanes (Oliveira do Hospital)
Da Nossa Aldeia – Grupo Vocal Feminino de Alvoco das Várzeas

30 setembro
10h00 – Abertura das instalações sonoras e exposição de fotografia de rua – salão polivalente da junta de freguesia e ruas da aldeia
11h00 – Oficinas: oficinas: som, fotografia e gastronomia
10h00 – Passeio Interpretativo de Montanha: pelos caminhos do Candam – início: Ponte do Parente
13h00 – Sabores d’ aldeia (almoço): feijoada – Praia Fluvial
15h30-19h00 – Concertos: Cancioneiro Popular de Montanha – Praia Fluvial
Cotovias do Alvoco – Grupo de Cantares Tradicionais de Alvoco das Várzeas
Milhafre 
Açor Tambor – trio de percussão tradicional da Serra do Açor 
Grupo de Cantares da A.M.A. (Aldeia das Dez)
João Francisco “pelo tempo dentro” (Lousã)
20h00 – Encerramento

 


Conteúdo Recomendado