“É uma obra emblemática e sobretudo necessária, porque, quer os funcionários, quer os munícipes, mereciam outras condições, uma vez que o edifício tinha muitas patologias que colocavam em risco a segurança das pessoas”, disse o presidente da Câmara de Trancoso, Amílcar Salvador, à agência Lusa.
A reabilitação foi adjudicada à empresa Edibeiras e teve início em 2023, após a transferência dos serviços municipais para o Clube Trancosense e para o espaço da incubadora de empresas Trancoso Invest, ambos no centro histórico da cidade do distrito da Guarda.
Amílcar Salvador disse que esta intervenção era reclamada “há 30/40 anos” e consistiu na demolição do interior do edifício para ser adaptado “às necessidades dos tempos atuais em termos de conforto, funcionalidade e poupança energética”.
As fachadas foram mantidas e o Salão Nobre foi totalmente restaurado.
Usado como Paços do Concelho desde 1917, o edifício “nunca teve qualquer tipo de intervenção significativa e estava em muito mau estado”, lembrou o autarca do PS.
“E hoje temos um dos Paços do Concelho mais modernos, bonitos e renovados do distrito da Guarda”, considerou.
A requalificação dos Paços do Concelho de Trancoso obteve uma comparticipação do Estado da ordem dos 673 mil euros, através de dois contratos-programa celebrados com a Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) de 366 mil euros e de 306 mil euros.
Segundo Amílcar Salvador, cerca de 60 funcionários municipais vão trabalhar diariamente no novo edifício que volta a albergar todos os serviços camarários.
A cerimónia de inauguração está marcada para as 10h30.