“Os empresários da construção civil não se preocupam em levar o entulho para os sítios correctos”

Região Tem apenas 18 anos de idade e decidiu iniciar o movimento no concelho de Manteigas após ter conhecimento do projecto “Limpar Portugal” através de um amigo. Apesar de ainda muito jovem, Bárbara Sabino tem-se empenhado para levar o projecto por diante naquele concelho da Serra da Estrela. Desde que criou o grupo na página […]

Região

Tem apenas 18 anos de idade e decidiu iniciar o movimento no concelho de Manteigas após ter conhecimento do projecto “Limpar Portugal” através de um amigo. Apesar de ainda muito jovem, Bárbara Sabino tem-se empenhado para levar o projecto por diante naquele concelho da Serra da Estrela. Desde que criou o grupo na página www.limparportugal.org, regista a adesão de mais de 30 membros, alguns representantes de associações, que representarão um maior número de voluntários.

A jovem estudante diz que “nem todas as pessoas se inscrevem on-line”, esperando que muitas mais compareçam no “Dia L” e participem na acção de limpeza. “Eu acredito que vá participar muita gente. Passa pela boa vontade e pela capacidade de ajudar de cada um”, adianta, destacando a participação de um grupo de escuteiros e também do Externato Nossa Senhora de Fátima, bem como de uma equipa de montanhistas, que permitirá chegar a locais de mais difícil acesso na Serra.

“Não há tanto lixo no nosso Concelho como nos outros”

Segundo Bárbara Sabino, o número de pontos identificados não chega a duas dezenas. “É com grande satisfação que verificámos que não há tanto lixo no nosso Concelho como nos outros”, afirma, lamentado, ainda assim, o depósito ilegal de entulho em vários locais. “Os empresários da construção civil não se preocupam em levar o entulho para os sítios correctos e descarregam no meio da floresta e à beira das estradas”, critica.

Para a tarefa do próximo sábado, o movimento cívico conta com a colaboração da Câmara Municipal de Manteigas e de juntas de freguesias, que irão disponibilizar máquinas, veículos e outros meios para a recolha e transporte dos resíduos para o Ecocentro de Manteigas e para os contentores do Centro de Integrado de Recolha e Valorização Ambiental (CIRVA) localizado no concelho de Sabugal. À iniciativa juntam-se também os Bombeiros manteiguenses, a Associação Amigos da Serra da Estrela e os Sapadores Florestais, que têm ajudado na localização da maior parte das lixeiras.

Por: Fátima Monteiro


Conteúdo Recomendado