Orquestra Sem Fronteiras estreia-se em Idanha-a-Nova

O espetáculo, com entrada livre, realiza-se esta sexta-feira no Centro Cultural Raiano.

O Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, recebe esta sexta-feira, dia 22 de março, às 21 horas, o espetáculo de estreia da recém-criada Orquestra Sem Fronteiras (OSF). Em palco juntam-se 42 jovens músicos provenientes de oito escolas de Portugal e Espanha, dirigidos pelo maestro Martim Sousa Tavares, e com André Gaio Pereira como concertino convidado.

Segundo uma nota da autarquia, a OSF é um projeto inovador na Península Ibérica, nomeadamente no contexto raiano, e visa proporcionar oportunidades a jovens músicos que pretendam fixar-se no interior para desenvolverem a sua atividade profissional, evitando assim que se desloquem para os grandes centros urbanos, ou para o estrangeiro.

Em 2015, a UNESCO atribui a Idanha-a-Nova a distinção de Cidade Criativa da Música, esse reconhecimento “revelou-se determinante para a captação deste novo projeto” e “tem gerado extraordinárias oportunidades de cooperação numa plataforma global, por ampliar a notoriedade internacional do património musical de Idanha-a-Nova e da vivência singular que a música proporciona neste território rico em cultura e criatividade”, aponta a mesma fonte.


Conteúdo Recomendado