Oitava edição das Jornadas de Enoturismo passa por Gouveia

Vila Nova de Tazem recebe no dia 14 de dezembro as VIIIJornadas de Enoturismo, juntando diversos atores do território ligados ao setor dos vinhos.

As “VIII Jornadas de Enoturismo” vão decorrer na semana do Enoturismo, de 12 a 14 de dezembro, subordinadas ao tema “O Centro de Portugal como Destino de Enoturismo, Enoturismo: Fatores críticos de sucesso” e o Centro Cultural de Vila Nova de Tazem foi o local eleito para acolher o terceiro e último dia deste evento. 

As Jornadas iniciam no dia 12 de dezembro, na Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo. A sessão de abertura, pelas 19h30, conta com a participação de Beatriz Machado, a diretora de vinhos Fladgate Partnership, considerada a primeira diretora de vinhos em Portugal. 

No dia seguinte, as jornadas terão lugar no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e um painel de oradores multidisciplinar. Após o almoço no Solar do Vinho do Dão, realizar-se-á uma visita à empresa Caminhos Cruzados e outra visita ao Paço dos Cunhas de Santar, em Nelas, com um jantar vínico a finalizar o dia. 

No dia 14 de dezembro, sexta-feira, o Centro Cultural de Vila Nova de Tazem recebe o último dia das Jornadas, acolhendo os participantes pelas 9h30 e seguindo-se o terceiro painel de oradores, com início pelas 10horas, com a moderadora Cristina Barroco, diretora da Licenciatura em Turismo do Instituto Politécnico de Viseu.

Tânia Cardoso da Quinta do Seixo, Miguel Ribeiro Abraço do Hotel Monverde e Luísa Amorim da Quinta Nova N. S. Carmo – “Beste Wine Resorts In The World 2018” serão os oradores presentes do III Painel deste evento. 

A sessão de encerramento fica a cargo de Arlindo Cunha, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, pelas 12 horas, a qual se segue o almoço com show cooking pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra – Seacampo.

Estão ainda agendadas para os participantes uma visita à Casa da Passarella, pelas 15 horas, e outra ao Hotel Rural Madre de Água, às 16 horas. 

O município de Gouveia congratula-se pelos investimentos que têm vindo a ser realizados nesta área, no concelho e pela região, uma vez que “o enoturismo constitui um forte contributo de valorização e enaltecimento do património cultural e gastronómico”, como refere uma nota da autarquia.

A iniciativa é promovida por uma comissão organizadora, composta por oito entidades, a Comissão Vitivinícola da Bairrada, Comissão Vitivinícola da Beira Interior, Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, Turismo Centro de Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e a Associação Rota da Bairrada.

Para mais informações, aqui.

 

PROGRAMA

Dia 12 de dezembro

Local: Casa da Ínsua – Penalva do Castelo

19h – Receção e acolhimento dos participantes

19h30 – Sessão de Abertura (Presidente da CCDRC, Presidente ERTCP, Diretor da EHTC/Turismo de Portugal, Presidente CM Penalva do Castelo e Presidente CVR Dão)

20h – Jantar vínico na Casa da Ínsua, Penalva do Castelo

– Orador: Beatriz Machado

 

13 de dezembro

Local: Solar do Vinho do Dão – Viseu

09h30 – Receção e acreditação dos participantes

10h – Sessão de Abertura | Ana Mendes Godinho – Secretária de Estado do Turismo

10h15 – Iº Painel – Inovação

– Moderador: Nuno Santiago – Revista Grandes Escolhas

– Oradores: Nuno Fazenda (Diretor Turismo de Portugal); Elisabeth Kastenholz  (Coordenadora da Área Científica de Turismo na Universidade de Aveiro); Ryan Opaz (CEO da Catavino); Antonio Fontes (Diretor da Essentia)

– Winebreak: Vinhos e iguarias das cinco regiões vitivinícolas

11h30 – IIº Painel – Pessoas

– Moderador: Rui Falcão – Jornalista especializado e crítico de vinhos

– Oradores: Ana Paula Pais (Diretora Coordenadora da Direcção de Formação do Turismo de Portugal); José Matias (Diretor de Produção da Casa da Ínsua); João Carvalho (Douro Family Estates)

Debate

13h – Almoço no Solar do Vinho do Dão

15h30 – Visita à empresa Caminhos Cruzados

17h – Visita à empresa Paço dos Cunhas de Santar

19h – Jantar vínico no Paço dos Cunhas de Santar, Nelas

 

 

14 de dezembro

Local: Centro Cultural de Vila Nova de Tazem – Gouveia

09h30 – Acolhimento dos participantes

10h – IIIº Painel – Sucesso

– Moderador: Cristina Barroco – (Diretora da Licenciatura em Turismo, Instituto Politécnico de Viseu)

– Oradores – Tânia Cardoso – (Quinta do Seixo); Miguel Ribeiro Abraço – (Hotel Monverde); Luísa Amorim (Quinta Nova N. S. Carmo)

12h – Sessão de Encerramento – Arlindo Cunha (Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão)

12h30 – Almoço com Show Cooking (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra)

15h – Visita à empresa Casa da Passarella

16h – Visita à empresa Hotel Rural Madre de Água

 


Conteúdo Recomendado