Observação e identificação de cogumelos no CISE

No próximo dia 3 de novembro, sábado, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela organiza uma saída de campo para observação de cogumelos.

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela organiza este sábado, dia 3 de novembro, mais uma saída de campo para observação de cogumelos. Esta iniciativa tem como objetivo dar a conhecer a grande biodiversidade que caracteriza este grupo de seres vivos.

A saída de campo decorrerá entre as 09h e as 15h30, onde serão visitados locais representativos dos principais tipos de habitats existentes na serra, tais como bosques de resinosas, de folhosas e matos, sendo salientados os aspetos relacionados com a biologia, ecologia, conservação e colheita de cogumelos, como refere uma nota da organização.

Nos dias 17 e 18 de novembro, e com um maior grau de aprofundamento teórico, o CISE organiza mais um Curso Prático de Identificação de Cogumelos.

A formação será orientada por Mauro Matos e por José Conde e inclui a realização de sessões teóricas e práticas, com saída de campo à serra da Estrela, para observação e recolha de cogumelos.

Segundo uma nota da autarquia, nas sessões teóricas serão fornecidas indicações que possibilitem reconhecer de forma inequívoca as espécies que crescem na natureza, como a caracterização e identificação dos diferentes componentes de um cogumelo, o seu processo de formação, incluindo informação sobre os cogumelos comestíveis e tóxicos.


Conteúdo Recomendado